O País – A verdade como notícia

Uso de máscara já não é obrigatório no país

O Presidente da República acaba de falar à Nação, no âmbito da situação actual da COVID-19. Filipe Nyusi manteve todas as medidas anunciadas na última comunicação, mas há oito alterações, entre as quais se destaca a não obrigatoriedade do uso da máscara.

Entretanto, a máscara não é dispensável para pessoas com sintomas sugestivos para COVID-19, nos hospitais, laboratórios, farmácias, lares de idosos e aviões comerciais. Em relação aos transportes públicos, o Estadista apela para o bom senso.

“Não é obrigatório usar máscara, mas cada um sabe que os transportes públicos são locais fechados e é preciso ter cuidado”, apelou.

Ainda hoje, Nyusi anunciou que deixa de haver limite de participantes nas cerimónias fúnebres. “Mas, nos casos em que a vítima tenha morrido por COVID-19, há limite”, realçou.

Em relação aos viajantes que chegam ao país, devem apresentar certificado de vacinação ou teste negativo de 72 horas de validade ou vão fazer teste de despiste. Mas crianças até 11 anos de idade estão isentas de apresentar teste negativo da COVID-19 para entrar no país.

Antes de terminar a sua comunicação, o Chefe do Estado apelou para a adesão à vacinação. “Contamos com todos os moçambicanos para continuar a travar esta batalha contra a COVID-19 no nosso país”, disse.

Na comunicação anterior, em Abril passado, Filipe Nyusi anunciou o fim da Situação de Calamidade Pública.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos