O País – A verdade como notícia

UNICEF promete apoiar crianças vítimas do terrorismo com 90 milhões de dólares

O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) promete aumentar de 51 para 90 milhões de dólares o apoio às crianças vítimas da insurgência em Cabo Delgado, que já deixou milhares de menores órfãos, perdidos dos seus familiares e mais vulneráveis.

A garantia é dada pelo director Regional para África Austral e Oriental do UNICEF, Mohamed Fall, que está de visita a Moçambique para se inteirar da situação das crianças vítimas dos ataques terroristas em Cabo Delgado.

Logo depois da sua chegada, foi recebido em audiência pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, para reforçar o seu apoio junto ao Governo de Moçambique nas respostas às necessidades das crianças e populações vulneráveis, no norte do país.

“Irei a Cabo Delgado para verificar o ponto de situação no terreno. Ouvimos muitas situações dramáticas relacionadas com a protecção das crianças e das mulheres e que as pessoas estão a sofrer por causa da crise que o país está a enfrentar naquela zona do país”, adiantou Mohamed Fall.

Apesar de não saber ao certo quantas crianças se encontram em situação vulnerável naquela província, o director regional da África Austral e ocidental do UNICEF promete que vai aumentar o apoio, uma vez que o actual não é suficiente.

“É difícil apoiar com um valor exacto, mas nós, como UNICEF, lançámos um apelo de 51 milhões de dólares. Sabemos que, pelo nível de deterioração da situação, não é um valor suficiente, pelo que vamos reforçar o apelo para atingirmos o valor de 90 milhões de dólares. Outrossim, vamos recorrer ao nosso programa regular e, se for necessário, vamos aumentar o nosso apoio”, garantiu.

A fonte disse, ainda, que não é apenas o UNICEF que está preocupada com a situação; outras agências, a comunidade internacional e outros parceiros já têm estado a apoiar a resposta à situação humanitária, naquela província.

O representante do UNICEF avançou que as agências já lançaram um apelo para um programa de recuperação humanitária que contempla a ajuda às necessidades da população de Cabo Delgado.

Mahamed Fall está em Moçambique até ao dia 13 de Junho e, na sua visita a Cabo Delgado, irá, também, verificar o trabalho que a sua organização e outras agências das Nações Unidas têm feito para apoiar as vítimas do terrorismo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos