O País – A verdade como notícia

Criada plataforma para o controlo de ameaças de saúde pública na África Austral

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças no continente africano (CDC-África) lançou, no passado dia 31 de Março, uma plataforma de colaboração para a rápida resposta às ameaças de saúde pública.

Trata-se do Centro de Colaboração Regional da África Austral (SA-RCC), baseado em Lusaka, República da Zâmbia, lançado sob lema “Garantindo prontidão e resposta eficazes às ameaças actuais à saúde pública no contexto da COVID-19”.

Segundo uma nota recebida na nossa redacção, “o mecanismo tem, entre os seus objectivos, a geração de oportunidades regionais para o diálogo sobre políticas, estabelecimento de acordos sobre questões críticas de saúde pública na região e promoção da colaboração regional, parcerias e coordenação através das linhas fronteiriças no contexto da COVID-19”.

O Director Geral-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, que falava na cerimónia virtual do lançamento da plataforma, destacou a importância do órgão na partilha de dados sobre saúde, o que vai “promover e fortalecer a vigilância transfronteiriça entre os países da região.

“O que acontece em outros países importa a Moçambique para que se possam evitar situações similares e vice-versa. A partilha de dados é um desafio na nossa região”, frisou, citado na nota a que tivemos acesso

A Cerimónia de lançamento foi dirigida pelo Vice-presidente da República da Zâmbia e contou com a presença de Ministros da Saúde da Região, organizações internacionais que colaboram na área de Saúde e diversos especialistas em Saúde.

A plataforma é constituída por dois Comités, nomeadamente, o Comité Directivo (composto pelos Ministros de Saúde dos Estados membros) e o Comité de Assessoria Técnica Regional (composto por especialistas da Região na Área de Saúde Pública).

No grupo de assessoria, Moçambique é representado pelo director-geral adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos