O tenista moçambicano Edilson Rosa sagrou-se campeão mundial de ténis, na categoria de juniores, na prova realizada no Courts do Jardim Tunduro. Edilson Rosa diz que foi uma vitória emocionante e que abre boas perspectivas para o futuro.
Inédito! Há sempre uma primeira vez para o país em todas modalidades. Desta feita foi no ténis, onde o país alcançou a sua primeira conquista mundial, no circuito de juniores, prova que decorreu na capital do país.
O jovem tenista moçambicano de 16 anos, Edilson Rosa, foi o autor da proeza, ao derrotar na final o britânico Casey Drake, por dois a zero.
Tal como nas meias-finais, Edilson Rosa encontrou um oponente forte, que vinha acumulando exibições sólidas nas fases anteriores. Entretanto, o tenista nacional demonstrou ter mais atributos, e, com o apoio do público, conseguiu alcançar a vitória após vencer com parciais 6-2/6-2.
“Hoje o jogo não foi fácil mas com a ajuda de todos amigos e familiares e o público em geral que esteve aqui hoje a dar-me força, conseguimos. Eles fizeram-me acreditar que havia uma chance de ganhar e assim foi. O segredo foi nunca baixar a cabeça. Uma vez estando no campo, jogar mais uma bola é uma chance que tens pra ganhar” confessou Edilson Rosa.
Uma conquista não só de Edilson Rosa, mas da modalidade no seu todo e de todo povo moçambicano, segundo Jonas Alberto, Presidente da Federação Moçambicana de Ténis.
“Estamos muito contentes, significa muito para Moçambique, é marco histórico para o ténis moçambicano, ganhar um evento internacional desta envergadura. Para nós, é uma prova de que quando existe investimento no desporto, consegue-se colher frutos”, explicou Jonas Alberto.
Gilberto Mendes, por seu turno, diz que esta vitória pode dar ao país a possibilidade de se posicionar melhor no ranking internacional de ITF.
“O Edilson Rosa teve uma grande performance, estamos satisfeitos e estamos a comemorar está vitória e a fazer o passo a passo, sem nos emocionarmos muito, o Edilson deu início ao objectivo que é nos colocar bem posicionados no Ranking internacional”, disse o Secretário de Estado do Desporto.
O circuito de Maputo, que teve lugar nos Courts do Jardim Tunduro, contou com a participação de atletas de mais de 25 países de todo mundo que procuravam pontuar e melhorar a posição no ranking mundial da ITF.