O turismo global cresceu 7 por cento este ano, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo (OMT). As visitas turísticas chegaram a 1,1 bilhão nos primeiros dez meses de 2017, de acordo com a agência. O número equivale a 70 milhões de novos visitantes em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os factores que contribuíram para esse desempenho estão o crescimento sustentado ocorrido em muitos destinos e uma recuperação firme naqueles que sofreram declínio no ano passado.
A China lidera os mercados de origem de visitantes e registou um aumento de 19 por cento no período analisado, seguida pela Coreia do Sul com 11 por cento e pelos Estados Unidos e Canadá com 9 por cento.
A OMT destaca a “robustez extraordinária” ocorrida especialmente nos destinos da Europa e da África que cresceram 8 por cento cada. Essas regiões foram marcadas pelo mais rápido crescimento no turismo internacional.
A América do Sul lidera o crescimento nas visitas de turistas nas Américas com 7 por cento. Na América Central e no Caribe o aumento foi de 4 por cento, o que mostra “sinais claros de recuperação” em Outubro após a passagem dos furacões Irma e Maria.
O director geral da OMT, Taleb Rifai, destacou que deve ser reconhecida a forte resiliência do turismo que é refletida no crescimento contínuo em muitos destinos do Oriente Médio e na recuperação rápida em outros destinos.
O responsável destacou ainda os benefícios do sector para as comunidades locais e para os visitantes na promoção da paz, do entendimento mútuo, do respeito pelo patrimônio cultural e pelos valores.