O cabeça-de-lista da Renamo, Venâncio Mondlane, prometeu a construção de postos de saúde, vestiários e financiamento de projectos aos vendedores do Mercado da Malanga. Mondlane diz que, caso seja eleito, irá dialogar permanentemente com esta classe.
Depois de uma passeata por algumas artérias da Cidade de Maputo, que teve como ponto de partida a delegação de Ka Mpfumo deste partido, a caravana da Renamo foi desaguar no Mercado Malanga, uma das fontes de receita para o município da capital.
Cercado por vendedores e alguns utentes, o cabeça-de-lista da Renamo, Venâncio Mondlane, optou por usar um holofote para transmitir o que se compromete a fazer caso venha a ser eleito edil de Maputo.
Mondlane começou por garantir que não irá usar da força ou recorrer a cães para lidar com os vendedores dos mercados, pelo contrário “vamos trancá-los” e “dialogar convosco”.
O cabeça-de-lista da Renamo garantiu, por outro lado, que vai privilegiar a instalação de postos de saúde em todos os mercados para “cuidados básicos dos vendedores”. Segundo Mondlane, “estamos a falar de serviços de saúde materno-infantil para as crianças e mulheres”
Outra aposta que Venâncio Mondlane deu a conhecer aos vendedores e utentes do Mercado Malanga tem que ver com construção de vestiários para as mamãs poderem trocar de roupa quando chegam ao local onde exercem as suas actividades.” Mondlane, segundo garantiu, “essa história das nossas mães e nossas avós terem que chegar no mercado e esconderem nas bancas para trocar roupa, vai acabar.”
A questão da higiene nos mercados vai merecer, garantiu Mondlane, atenção da sua parte porquanto “vamos construir balneários ou casas de banho melhoradas que dão dignidade aos munícipes”.
O cabeça-de-lista da Renamo reforçou a promessa de financiamento aos projectos desenvolvidos pelos vendedores para que estes possam prosperar.
“Há um valor que o município tem que visa o financiamento de iniciativas dos munícipes. Pretendemos usar este valor para financiar as vossas actividades e vocês cresçam nos negócios. Queremos usar o fundo para aquele que souber fazer investimento subir o seu investimento, subir a sua banca. Isso para que, amanhã, possa ter uma mini-mercearia.”
Ainda na manhã desta quarta-feira, o cabeça-de-lista da Renamo, Venâncio Mondlane, dirigiu-se ao histórico bairro do Chamanculo, onde interagiu com alguns amantes de futebol que disputavam uma partida inserida num dos torneios amadores realizados naquele ponto da capital.
Mondlane ofereceu, na ocasião, uma bola ao responsável pela organização do certame, sublinhado que tal simboliza um dos pontos do seu manifesto que preconiza a instalação de uma loja municipal de venda de equipamentos na capital.
“Vamos abrir, pela primeira vez na história do país, uma loja desportiva municipal. As bolas que vocês compram por preços que compram, iremos vender a um terço ou um quarto do preço. Porquê? Porque o município tem a obrigação de incentivar a prática do desporto.”