O País – A verdade como notícia

Tudo a postos para que as meias-finais do CAN 2025 sejam um espectáculo

O CAN 2025 está cada vez mais perto de chegar ao fim, e as meias-finais, a serem disputadas nesta quarta-feira, contam com quatro grandes selecções. Inicialmente entre as favoritas a ganhar a competição, Egipto, Senegal, Nigéria e Marrocos encontram-se na corrida para garantir um bilhete para a final, e prometem uma decisão inédita independentemente do resultado nas ‘meias’.

De um lado o Egipto encontra o Senegal quando forem, 18h00, num duelo equilibrado que promete um espectáculo de futebol. Mohamed Salah comanda os Faraós – maiores vencedores do CAN com sete triunfos, sendo o último em 2010 – na tentativa de conquistar o seu primeiro troféu, terminando a seca de 16 anos do Egipto. Salah tem estado em grande forma neste CAN, somando 4 golos e uma assistência, e tem mostrado que o seu declínio não passa de uma ilusão.

O rei egípcio reencontra um velho amigo nas ‘meias’ com Sadio Mané a defender as cores do Senegal. Ex-companheiros no Liverpool, marcaram uma era na Premier League e agora estão frente a frente no CAN.

O Egipto terá de enfrentar fantasmas do passado para chegar à final, uma vez que em 2021 ficaram em segundo lugar ao perderem… frente ao Senegal.

A outra meia-final marcada para as 21h00, entre os anfitriões Marrocos e a Nigéria, coloca a melhor defesa frente ao melhor ataque. Os Leões do Atlas, em casa ao longo de todo o torneio, apontaram um registo defensivo fantástico – apenas um golo sofrido na fase de grupos –, mas agora enfrentam a máquina de golos da Nigéria.

Um ataque composto por Victor Osimhen e Ademola Lookman, com o apoio da dupla do Fulham, Alex Iwobi e Samuel Chukwueze, tem estado em grande somando 16 golos na competição.

Contudo, Marrocos conta com um dos melhores jogadores desta edição do CAN para chegar à final em casa. Brahim Díaz tem sido decisivo e mostra que a falta de minutos no Real Madrid não é justificada, contando com 5 golos na prova.

Dos dois jogos desta quarta-feira, uma pergunta paira no ar: quem vai chegar à final de domingo?

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos