O País – A verdade como notícia

Trump suspende ajuda militar aUcrânia

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu a ajuda militar a Ucrânia, dias depois do polémico confronto entre si e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Sala Oval.

Depois de ter falhado o acordo de minerais entre Donald Trump e Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, na sexta-feira, e da troca de acusações sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, os EUA suspenderam ajuda militar a Ucrânia.

A informação foi partilhada, esta segunda-feira, por uma fonte ligada à Casa Branca, nos Estados Unidos da América, citada pela Agência France-Presse, que explicou que a suspensão não é permanente, mas, sim, uma pausa.

A fonte disse ainda que Trump quer que Zelensky se comprometa a chegar a um acordo de paz com a Rússia, para acabar com a guerra que perdura há cerca de três anos.

“O presidente deixou claro que está focado na paz. Precisamos que nossos parceiros também estejam comprometidos com esse objectivo. Estamos pausando e a fazer revisão da nossa ajuda para garantir que ela esteja a contribuir para uma solução”, disse o funcionário da Casa Branca.

Com a suspensão do apoio militar a Ucrânia, o estadista norte-americano acredita que está a contribuir para uma solução da guerra entre a Rússia e Ucrânia.

Ainda na segunda-feira, Trump disse que a Ucrânia deveria ser mais grata pelo apoio americano, ao responder uma declaração de Zelensky, que dizia que o fim da guerra está muito distante.

Segundo a fonte, a ruptura do apoio, que entra em vigor imediatamente, resulta de reuniões que ocorreram entre Trump e autoridades de segurança nacional.

É a primeira vez que os EUA impõe uma medida do tipo desde o início do conflito, em Fevereiro de 2022.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos