Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Rússia, Vladimir Putin, podem ter um encontro com o líder americano, Donald Trump, na próxima semana, para um acordo de paz no território ucraniano.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenciona encontrar-se pessoalmente com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, possivelmente na próxima semana.
Depois das conversações com Putin, Trump pretende realizar uma reunião a três, incluindo ele, Putin e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sem presença de representantes europeus.
Trump anunciou esses planos numa chamada com Zelensky e os líderes europeus na noite desta quarta-feira.
A informação foi partilhada após Vladimir Putin ter mantido conversações recentemente, com o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, em Moscovo, dias antes do prazo previsto pela Casa Branca para a Rússia chegar a um acordo de paz ou enfrentar potencialmente severas sanções económicas.
O presidente da Ucrânia afirmou no seu discurso noturno de quarta-feira que a Rússia parece estar mais inclinada para um cessar-fogo após a visita do enviado especial dos EUA a Moscovo.