O País – A verdade como notícia

Trump prolonga suspensão das tarifas contra China

O presidente dos Estados Unidos prolongou a pausa tarifária contra a China por mais 90 dias, horas antes do fim da última trégua comercial.

Donald Trump assinou uma ordem executiva nesta segunda-feira, poucas horas antes da expirar o último acordo entre as duas maiores economias mundiais, adiando a aplicação de tarifas generalizadas.

O acordo anterior expiraria pouco depois da meia-noite de terça-feira. A nova ordem executiva evitará que os direitos aduaneiros sobre os produtos chineses importados pelos Estados Unidos aumentem para 145%.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China reagiu em comunicado, dizendo que espera que os dois países sigam o importante consenso alcançado e obtenham resultados positivos com base na igualdade e no benefício mútuo. 

No dia 12 de Maio, os EUA e China concordaram em reduzir temporariamente as chamadas “tarifas recíprocas” por um período de 90 dias.

As tarifas aplicadas pelos EUA sobre importações chinesas caíram de 145% para 30%. Por seu turno, as taxas impostas pela China sobre produtos americanos foram reduzidas de 125% para 10%.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos