O País – A verdade como notícia

Nobel da Medicina atribuído a Katalin Karicó e Drew Weissman

Foto: Notícias ao Minuto

Já são conhecidos os vencedores do Nobel da Medicina de 2023.

O prémio Nobel da Medicina foi esta segunda-feira atribuído à húngara Katalin Karicó e ao norte-americano Drew Weissman “pelas suas descobertas sobre modificações de bases de nucleosídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a Covid-19”, escreve o Notícias ao Minuto.

Os galardoados foram considerados heróis da pandemia. O seu trabalho conjunto ficou conhecido e criou as bases que permitiram à Pfizer-BioNTech e à Moderna criar rapidamente uma vacina contra a COVID-19.

“O Prémio Nobel 2023 em Fisiologia ou Medicina foi atribuído a Katalin Karikó e Drew Weissman pelas suas descobertas relativas às modificações das bases nucleósidas que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes de mRNA contra a Covid-19”, anunciou a academia, em comunicado, citado pela imprensa internacional.

As descobertas dos dois laureados com o Prémio Nobel “foram fundamentais para o desenvolvimento de vacinas eficazes de mRNA contra a Covid-19 durante a pandemia que começou no início de 2020″. Através das suas descobertas inovadoras, que alteraram fundamentalmente a nossa compreensão da forma como o mRNA interage com o nosso sistema imunitário, os laureados contribuíram para o ritmo sem precedentes de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos”, lê-se.

No ano passado, o Nobel da Medicina tinha sido atribuído, em conjunto, aos investigadores Jeferry C. Hall, Miichael Rosbash e Michael W. Young por descobertas relativas aos mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano.

O mais novo laureado com este Nobel foi Frederick G. Banting, de 32 anos, que foi distinguido em 1923 pela descoberta da insulina.

O prémio, que já foi entregue a 225 pessoas, marca o arranque da temporada de 2023 dos prémios Nobel, que se prolonga até dia 09, quando será conhecido o de Economia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos