O País – A verdade como notícia

Trinta hectares com milho afectados por descargas no Limpopo

Foto: O País

Cerca de 30 hectares de campos agrícolas com milho estão inundados no distrito de Chibuto, na província de Gaza, devido a inundações no Rio Limpopo. A situação deve-se às descargas que estão a ser feitas na barragem de Massingir. Perto de 19 mil  pessoas podem ser afectadas pelas inundações.

As imagens amadoras mostram o problema que as águas do Rio Limpopo estão a causar no distrito de Chibuto, província de Gaza.

A situação é causada pelas descargas que estão a ser feitas pela Barragem de Massingir, no distrito com o mesmo nome. Culturas de milho estão inundadas. “Destruiu a cultura do milho, outro ainda em desenvolvimento, outro ainda não tinha atingido a fase de maturação, os  homens tentaram recolher essa produção, o que puderam aproveitar para outro tipo de consumo, mas, para o consumo, naturalmente não poderão aproveitar”, disse Manuel Tivane, director distrital de Infra-estruturas de Chibuto.

Para evitar que o pior aconteça, as autoridades prevêem apoiar 22 produtores. “Depois de passar essas inundações, serão necessários cerca de 750 Kg semente de milho para poder apoiar os produtores que foram afectados”, disse Manuel Tivane.

O distrito de Chibuto prevê que mais de 19 mil famílias sejam afectadas pelas inundações. “Sempre tomamos providências para levar essas pessoas a um lugar seguro.”

As zonas mais afectadas foram o povoado de Eduardo Mondlane e Mulandine.

As chuvas que caíram no distrito de Chibuto tiveram contribuição significativa nas inundações e impacto nas vias de acesso.

Outro problema, mencionado pelas autoridades de Chibuto, é a travessia da lagoa de Nhagule, uma vez que a lagoa não tem água que funciona como uma via alternativa e liga a zona alta do alto Tsagano e a zona alta do posto administrativo de Changanine, portanto essa via está, neste momento, intransitável por causa da água naquele local.

O director de Infra-estrutura de Chibuto informa que os níveis de alerta para zona de Muhabe reduziram de 6 metros para 2,99, o que significa que, neste momento, os níveis estão a baixar cada vez mais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos