O País – A verdade como notícia

“Tricolores” piscam olho ao Moçambola 2026

Uma vitória sofrida do Maxaquene este sábado, diante do Estrela Vermelha de Maputo, por duas bolas a uma, coloca a equipa mais próxima do regresso ao Campeonato Nacional do próximo ano, o Moçambola 2026.

Os “alaranjados” até foram os primeiros a marcarem, ainda na primeira parte, por Abdul, a fazer jus à pressão e domínio que tinha na partida, mas também a dar resposta clara às declarações do seu treinador, no lançamento, que indicava uma vitória na partida.

Mas no arranque da segunda parte o Maxaquene transfigurou-se e chegou ao empate através de Egino, a colocar ordem no marcador e equilíbrio na partida.

Enquanto o tempo passava, as duas equipas procuravam de todas formas desfazerem-se do empate e tudo indicava que o 1-1 seria o resultado final, que deixaria tudo em aberto para o jogo da segunda mão.

Mas naquele que seria um dos últimos lances da partida, para lá dos 90 minutos, na cobrança de um pontapé de canto, Chico Mioche fez o 2-1 que coloca o Maxaquene mais perto de regressar ao Moçambola quase uma década depois da sua despromoção.

Tal como o Maxaquene, que venceu fora de portas, o Desportivo de Pemba também venceu pelo mesmo resultado e na condição de visitante, diante da Associação Desportiva de Pemba, na finalíssima da zona norte.

Abdala colocou o Desportivo de Pemba em vantagem na parte final da primeira parte, vantagem magra levada ao intervalo.

As coisas mudaram de rumo e estremeceram os intentos do Desportivo quando a Associação Desportiva de Pemba restabeleceu o empate aos 65 minutos por Maninho, a colocar justeza no marcador.

Tudo muda aos 83 minutos quando os “alvi-negros” beneficiam de uma grande penalidade castigar infracção dentro da área de rigor, que Sindi, chamado a converter, não desperdício e colocou a sua equipa em vantagem na eliminatória.

Finalmente no centro do país foi a Liga Desportiva de Sofala a sair com vantagem na finalíssima após derrotar o FC Beira por 1-0, com golo solitário de Ibraimo aos 73 minutos. Uma vantagem magra que também deixa a eliminatória em aberto para ser decidida na segunda mão, sábado, no mesmo palco, o Municipal da Beira.

Os três jogos da segunda mão estão marcados para o próximo sábado, 22 de Novembro, com o Maxaquene a receber o Estrela Vermelha no campo do Costa do Sol, enquanto os embates da finalíssima do centro e norte disputam-se no mesmo local dos jogos de sábado passado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos