Treze pessoas perdem a vida e 20 contraíram ferimentos, em resultado de três acidentes de viação, ocorridos nas últimas 24 horas em Nampula. Os sinistros aconteceram nos distritos de Malema, Monapo e cidade de Nampula.
Os feridos foram transferidos para o Hospital Central de Nampula e os mortos continuam na morgue do mesmo hospital.
O Ministério dos Transportes e Comunicações confirma a ocorrência dos acidentes e explica que “trata-se de um despiste e capotamento e um choque entre um comboio e uma viatura, numa passagem de nível, na linha férrea de Nacala”.
O sinistro do tipo despiste e capotamento aconteceu por volta das 02:30 horas, na EN13, no povoado de Muripa, distrito de Malema, e resultou em seis óbitos, um ferido grave e quatro feridos ligeiros, além de danos materiais avultados.
“Este acidente envolveu uma viatura pesada de mercadoria, que seguia no sentido Malema – Nampula que se despistou e capotou no local”, refere a instituição, em comunicado de imprensa.
A colisão entre comboio e uma viatura sucedeu a 01:00 hora, na passagem de nível, próximo à estação de Rapale, tendo resultado em três óbitos e danos avultados na viatura sinistrada.
Quadros do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO), da Polícia de Transito, Administração Nacional de Estrada (ANE), peritos ferroviários e da Saúde fizeram-se aos locais para prestar o apoio necessário às vítimas e às suas famílias, bem como para a recolha de dados para a peritagem.