O País – A verdade como notícia

Transportar doentes para sul de Gaza poderá ser “sentença de morte”

Foto: Notícias ao Minuto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou no sábado que a deslocação forçada de milhares de doentes do norte da Faixa de Gaza para hospitais sobrelotados no sul daquele território palestiniano poderá equivaler “a uma sentença de morte”.

OExército israelita ordenou a todos os habitantes do norte da Faixa de Gaza, incluindo os doentes e os feridos, que se deslocassem para o sul, para poder lançar uma ofensiva militar terrestre contra o movimento islamita palestiniano Hamas, no poder naquele enclave palestiniano desde 2007 e que levou a cabo um sangrento ataque surpresa a Israel há uma semana.

 

“A OMS condena veementemente as repetidas ordens israelitas para evacuar 22 hospitais, que tratam mais de 2.000 doentes no norte da Faixa de Gaza”, declarou a agência especializada da ONU num comunicado.

Deslocar 2.000 doentes para o sul de Gaza, “onde os estabelecimentos de saúde atingiram já o máximo da sua capacidade e são incapazes de absorver um aumento considerável do número de doentes, poderá ser o equivalente a uma sentença de morte”, sustentou a organização.

Mais de 1.400 pessoas foram mortas pelos combatentes do Hamas, a maioria das quais civis, incluindo crianças, e pelo menos 150 pessoas foram capturadas como reféns, segundo as autoridades israelitas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos