De Janeiro a Setembro deste ano, 581 pessoas morreram vítimas de acidentes de viação, segundo dados apresentados, na semana finda, pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, durante a abertura do conselho coordenador.
As mortes são consequências de 513 acidentes de viação, um número que decresceu quando comparado a igual período do ano passado, sendo que os acidentes reduziram em 24% e as mortes em 12%.
Ainda assim, apesar da redução, a sinistralidade rodoviária continua a preocupar, principalmente neste período festivo que se avizinha. É por isso que a organização AMEND, que trabalha com a questão da segurança rodoviária, está nas ruas desde sexta-feira, para passar mensagens-chave aos automobilistas sobre como se portar durante a condução e reduzir o sangue nas estradas.
Segundo a representante da organização, Tichel Cossa, a campanha de sensibilização decorre em bombas de combustível, nas estradas de maior movimentação, nos supermercados e em outros pontos de grande aglomeração.
“Lembramos aos condutores coisas básicas, como o uso de cinto de segurança, o não consumo de álcool durante a condução, o respeito pelos limites de velocidade, e também estamos aqui para sensibilizar os camionistas a reduzirem em velocidade até 50 km por hora, nas áreas residenciais, e isso não é aplicável apenas para os camionistas mas para todos os condutores”, explicou Tichel Cossa.
A campanha incide principalmente nesta época festiva, pois, segundo entendem, é o momento em que há muita emoção por parte dos condutores, o que culmina muitas vezes em acidentes de viação, por isso, a necessidade de recordar os condutores sobre as regras básicas da condução.
Nos panfletos que carregam estão ostentadas mensagens como“O álcool não aumenta a sua concentração no volante, não se deixe enganar”, “se eu soubesse não aceitaria boleia de um condutor alcoolizado” e “dirija com cuidado e chegue seguro”.
A campanha de sensibilização, que se iniciou na última sexta-feira termina no dia 30 de Dezembro, vai incluir educação às crianças sobre as regras de uso das estradas.