O País – A verdade como notícia

TPM-TUR lança nova frota de autocarros para turismo doméstico

Vinte e um autocarros entraram, esta sexta-feira, em funcionamento para turismo doméstico nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. A TPM-TUR investiu cinquenta e cinco milhões e trezentos mil Meticais para aquisição destas viaturas.

Segundo o director nacional de Turismo, Cândido Langa, a nova frota vai impulsionar a oferta no sector e aumentar a capacidade diária de transporte para 890 pessoas de uma só vez.

No novo lote, destacam-se dois autocarros executivos equipados, de modo a dar conforto e segurança aos passageiros e que constituem o primeiro lote de cinco que devem chegar a Moçambique nos próximos dias.

“Este investimento vai responder à demanda pelo transporte para passeios turísticos e eventos, dos visitantes que escolhem o nosso país como destino turístico preferencial para os seus retiros e cerimónias de vária ordem”, explicou Lourenço Albino.

Num outro desenvolvimento, o responsável lembrou que, em Agosto do ano passado, o Governo introduziu o Pacote de Aceleração Económica, que abrange vários sectores. No âmbito do turismo, há, por exemplo, o Sistema Electrónico de Emissão de Vistos para Cidadãos Estrangeiros, denominado e-Visa.

“Espera-se que este sistema venha a simplificar o processo para a obtenção de vistos de entrada no país, combater a corrupção, melhorar o ambiente de negócios, incentivar a boa governação, atrair mais investimento estrangeiro, impulsionar a actividade turística em Moçambique, incrementar o número de visitantes e de receitas, entre outros benefícios directos.”

Contudo, “as várias medidas em curso não terão impacto se não garantirmos que os nossos destinos disponham de serviços turísticos e complementares ao turismo. A oferta destes serviços tem impacto positivo não só no visitante, mas sobretudo nas populações que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diariamente”, afirmou o PCA da TPM-TUR.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da TPM-TUR, Lourenço Albino, disse que a empresa se destacou, muito cedo, na prestação de serviços de transporte executivo, voltado para o mercado nacional, na área de turismo, e dispõe de frota de 67 autocarros distribuídos pelas cinco delegações, nomeadamente Pemba (primeira delegação), Nampula, Tete, Beira e Palma.

“Em 2015, e daí em diante, seguiram-se vários investimentos que permitiram à empresa sair do vermelho acumulado nos primeiros dois anos de exercício, bem como honrar os nossos compromissos com os sócios”, disse o dirigente.

Cândido Langa destacou a importância do turismo no crescimento da economia nacional. “O turismo e transporte são duas coisas indissociáveis”, começou por destacar para, depois, referir que “o investimento hoje feito pela TPM-Tur vai responder à demanda pelo transporte para passeios turísticos e eventos, dos visitantes que escolhem o nosso país como destino turístico preferencial para os seus retiros e cerimónias de vária ordem”, realçou o director nacional de Turismo.

Langa desafiou o sector privado a investir no transporte turístico e a continuar a promover Moçambique como um destino turístico, com vista a incrementar o fluxo de turistas nacionais e estrangeiros.

A TPM-TUR, sociedade criada em 2014, na sequência da extinção da empresa Transporte Público de Maputo (TPM), é detida pela EMTPM, E.P, ETM, E.P e pela Sky Rent Lda. A empresa iniciou as suas operações em 2015.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos