O País – A verdade como notícia

Vale do Limpopo poderá duplicar produção de arroz

O Governo pretende aumentar os níveis de produção de arroz no Vale do Limpopo, na província de Gaza. Para o efeito o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, procedeu esta segunda-feira, o lançamento do início das actividades de nivelamento de cinco mil hectares.

Com esta iniciativa, espera-se que o volume de produção do arroz no Vale do Limpopo, em Gaza, saia das actuais 3.5 toneladas para seis toneladas por hectare, ou seja, quase o dobro.

“A produção não se faz com debates intermináveis. É preciso pegar o que temos e as condições que temos para avançar. Serão os resultados que vão ditar os futuros investimentos. Está nas nossas mãos transformar a nossa realidade em sucesso”, disse o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Para a governadora da província de Gaza, Margarida Manpandzene e o Secretário do Estado, Amosse Macamo, o programa vai galvanizar este ponto do país.

Já o director-geral do Instituto Nacional de Irrigação, Paiva Munguambe, acrescentou que iniciativa vai beneficiar mais de seis mil produtores para o Regadio de Chókwè e do baixo Limpopo.

Ainda no quadro da visita à província de Gaza, Celso Correia, visitou a fábrica de processamento de milho e arroz, SECHIL, LDA, onde fez apelo aos comerciantes de sementes das culturas de arroz entre outros para tomarem atenção na questão de estipulação de preços numa altura em que a procura pela semente certificada superou a oferta desde que o projecto Sustenta foi lançado a nível nacional.

O proprietário do empreendimento, Hélder Chilengue, comprometeu-se a dar o seu máximo para duplicar a produção com o financiamento do programa Sustenta.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos