O País – A verdade como notícia

Todos os edis em Inhambane lutam por mais um mandato

A menos de 24 horas para a eleição dos cabeças-de-lista da Frelimo, a brigada da Comissão Política na província de Inhambane diz que ainda não pode divulgar os nomes dos concorrentes.

Damião José, chefe da brigada central da Comissão Política da Frelimo disse à imprensa, na manhã desta sexta-feira, que apesar de os nomes já existirem e terem sido homologados pelo partido, ainda não poderia fazer a divulgação, por uma questão de procedimentos internos do partido, mas garantiu que tais nomes seriam conhecidos no sábado, na altura da eleição dos seus candidatos.

A Frelimo não fala de nomes, mas o “O País” sabe que Benedito Guimino, actual edil de Inhambane, está na corrida. Junto dele, estão outros dois candidatos, nomeadamente Nagmudine Hassane, vice-presidente da Assembleia Municipal e proeminente empresário local, e Leonardo Bassanhane, actual presidente da Assembleia Municipal de Inhambane.

Na cidade de Maxixe, Fernando Bambo, actual edil, também está na corrida para a sua própria sucessão, mas terá de bater de frente com outras duas figuras, nomeadamente, Issufo Francisco, actual presidente da Assembleia Municipal, e Hélder Jossias, actual director provincial da Juventude e Desportos em Inhambane, que já foi primeiro-secretário da Frelimo na cidade de Maxixe.

Na cidade de Vilankulo, Wiliam Tunzine, actual edil, também luta pela sua própria sucessão, mas terá de medir forças com Carlos Zaqueu, seu colega de profissão e actual director da Escola Secundária de Mucoque. Pessoas ouvidas pelo “O País” revelam que Tuzine é quem reúne mais consensos, uma vez que mostrou, nos últimos cinco anos em que foi edil, que tem capacidade, sendo que uma mudança é pouco provável no momento.

Na vila de Massinga, Medy Jeremias, actual edil da vila, luta, igualmente, por mais um mandato, tal como o faz Abílio Chiponde de Quissico.

Confrontado sobre estes nomes, José Damião não confirmou nem desmentiu, deixando tudo para o “dia D”.

Em relação à nova Vila Municipal de Homoine, o “O País” apurou que uma das apostas da FRELIMO é Jovial Setina, uma jovem natural daquele distrito e Deputada da Assembleia da República desde 2015.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos