O País – A verdade como notícia

Tico-Tico será “analista de cores” no CHAN da Argélia

Fotos: O País

A Confederação Africana de Futebol (CAF) convidou várias lendas do futebol continental, dentre eles antigos jogadores, para fazerem parte de um leque de analistas e comentadores durante os jogos do CHAN da Argélia. O antigo capitão dos Mambas, Tico-Tico, é uma dessas figuras convidadas pela CAF.

A CAF quer transformar a edição do CHAN deste ano numa prova histórica, com a introdução de vários aspectos ligados a um evento de alto nível, como por exemplo os comentadores e analistas de cores, que serão antigas estrelas do futebol africano.

Ademais, a introdução do Vídeo Árbitro e o número máximo de 24 câmaras que serão utilizados em cada um dos jogos é outra novidade neste CHAN da Argélia.

O antigo capitão dos Mambas, Tico-Tico Bucuane, é uma das lendas do futebol africano que foi escolhida pela Confederação Africana de Futebol para estar no grupo de analistas de cores nos jogos do CHAN pela primeira vez na história da competição.

Tico-Tico juntar-se-á a outras lendas como o costa-marfinense Eric Babou, o ex-internacional do Botswana, Dipsy Selolwane, e o ex-meio-campista camaronês, Joel Epalle, entre outros ex-jogadores africanos de destaque que serão utilizados pela CAF como “analistas de cores”.

Para fazer parte da histórica equipa de comentadores da CAF durante os jogos do CHAN da Argélia 2022, a CAF convidou várias lendas do futebol africano, dentre elas o ganês John Paintsil, Siaka Tiene da Costa do Marfim, a ex-estrela da Argélia Noureddine Bounaas e o zambiano Clifford Mulenga.

 

24 CÂMARAS E 66 PAÍSES A ASSISTIREM AO CHAN

A EPTV da Argélia será a emissora anfitriã da transmissão dos jogos do CHAN e trabalha em estreita colaboração com os parceiros da CAF TV para a produção da competição.

Em termos numéricos, pelo menos 66 países vão assistir à cerimónia de abertura da prova, esta sexta-feira, 13 de Janeiro, às 20h00 locais (21h00 de Maputo), em Argel, capital argelina.

Em termos de equipamentos, mais de 24 câmaras serão usadas, incluindo equipas extras e externas (ENG) ao redor do estádio, que darão mais cobertura ao primeiro CHAN a ser jogado em solo argelino.

O Director de Operações da CAF, Abi Ijasamni, afirmou que “uma das áreas que sabíamos que tínhamos que fortalecer era a Televisão. Quando dizemos que o futebol africano deve ser globalmente competitivo, também queremos dizer que o produto de TV deve ser o melhor. Nossa equipa de transmissão e TV tem trabalhado arduamente para garantir que produzamos produções de classe mundial. A equipa está a explorar a tecnologia moderna, incluindo câmaras-aranhas, (usadas por cima).”

Mais investimentos estão a ser feitos na produção televisiva. Embora no passado tenha sido usado um plano padrão de 10 a 14 câmaras, a CAF dobra, agora, o número de câmaras a usar, incluindo o uso de uma “câmara de aranha” para todas as partidas que serão realizadas no Estádio Nelson Mandela.

O CHAN 2022 – Campeonato Africano das Nações destinado a atletas que actuam localmente –, inicia-se esta sexta-feira, 13 de Janeiro, na Argélia, e decorre até ao dia 4 de Fevereiro de 2023.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos