Já são conhecidos os 23 jogadores convocados por Chiquinho Conde para o duplo confronto com o Senegal, para a qualificação para o CAN 2023. Gion Chande, que actua em Liechtenstein é a grande novidade numa lista que integra ainda o lesionado Geny Catamo e Luís Miquissone, jogador que não tem sido opção na sua equipa, no Egipto.
Já era expectável que Chiquinho Conde chamasse jogadores que não fossem habituais na selecção nacional de futebol, os Mambas, em função das ausências confirmadas por conta de lesões que assolam alguns jogadores. Mas o que não se podia esperar era uma chamada inédita ao conjunto moçambicano.
Gion Chande, guarda-redes do Futebol Clube Vaduz, do Liechtenstein, equipa que milita na primeira divisão daquele país e disputou a Liga Europa de futebol, é a grande novidade nos chamados de Chiquinho Conde para o duplo confronto com o Senegal, de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, que terá lugar na Costa do Marfim, próximo ano.
Mas não é somente Gion Chande a novidade na convocatória que foi anunciada através de um comunicado, uma vez que o seleccionador nacional se encontra em Portugal. Outra novidade nos 23 convocados é a inclusão do lesionado Geny Catamo, jogador do Marítimo de Portugal que anunciou a sua lesão há cerca de 10 dias.
Luís Miquissone, que não tem sido opção no Al Ahly do Egipto, é outro jogador chamado por Chiquinho Conde para esta empreitada dupla diante do Senegal, a 24 e 28 de Março corrente.
UD SONGO E COSTA DO SOL COM MAIS JOGADORES NOS MAMBAS
A União Desportiva do Songo e o Costa do Sol são as duas equipas moçambicanas que disponibilizam mais jogadores aos Mambas, nomeadamente três. Dos campeões nacionais, estão ao serviço dos Mambas o defesa Infren e os médios Amadou e Dário Melo, enquanto dos “canarinhos” estão Victor, Chico e Isac.
Segue-se a Black Bulls, que contribui com dois jogadores, nomeadamente o guarda-redes Ivan e o defesa Martinho, enquanto das equipas do Moçambola temos ainda Shaquile, do Ferroviário de Maputo, e Telinho, do Ferroviário de Nampula.
Mas o maior número de jogadores continua a vir de Portugal, o “celeiro” dos atletas moçambicanos, sendo seis jogadores “lusos”, para além de um “finlandês” e outro “alemão”. Da vizinha África do Sul vêm os três jogadores.
KITO, LAU KING E MELQUE: OS AUSENTES
Dos ausentes, o maior destaque é Kito, um dos cinco jogadores que tinham sido suspensos pela Federação Moçambicana de Futebol alegadamente por estarem envolvidos no escândalo de Argel, durante o CHAN. Outros quatro – Chico, Shaquile, Telinho e Isac – foram convocados por Chiquinho Conde.
Ainda dos ausentes e que têm sido chamados com alguma frequência, destaque para Lau King e Melque, dois dos jogadores que estiveram em evidência no CHAN, tendo marcado um golo cada um. Aliás, Lau King tem sido uma das peças fundamentais, neste momento, no Sagrada Esperança, com um golo e duas assistências em quatro jogos.
Os 23 jogadores convocados juntam-se a Chiquinho Conde em Dakar, a 21 de Março próximo para o arranque da preparação dos embates diante do Senegal.
Os Mambas defrontam o Senegal nos dias 24 e 28 de Março, em Dakar e Maputo, respectivamente, para a terceira e quarta jornadas do grupo L de qualificação para o CAN 2023.
QUEM É GION CHANDE?
Gion Chande nasceu na Suíça, a 03 de Maio de 1998, tendo agora 25 anos de idade. É filho de pais moçambicanos e conta com dupla nacionalidade, tendo já representado as camadas de formação da Suíça, nomeadamente dos sub-16 aos sub-20, onde fez 14 jogos.
Em termos de clubes que já representou, Chande iniciou a carreira no St. Gallen, em 2013, tendo passado pelas camadas de formação do Basel, Vaduz e Grasshoppers. Na equipa profissional jogou pelo Basel, passou pelo FC Will e actua agora no Vaduz desde Julho de 2019.
Em termos de prestação na sua equipa, fez apenas cinco dos 23 jogos já disputados pelo FC Vaduz em todas as provas nesta temporada 2022/23, tendo sido chamado a defender as redes da colectividade uma vez no campeonato local, a 11 de Novembro de 2022, duas na Liga Europa, a 15 de Setembro e 6 de Outubro, ambos em 2022, e outras duas na Taça local, a 31 de Agosto e 20 de Setembro, também de 2022.
Dos cinco jogos que fez, Gion Chande sofreu oito golos e agora é a aposta de Chiquinho Conde para o lugar de Ernani, lesionado, da União Desportiva do Songo.
Tem o seu passe avaliado em 100 mil Euros, cerca de 70 milhões de Meticais.
LISTA DOS CONVOCADOS
GUARDA-REDES
Gion Chande FC Vaduz – Liechtenstein
Ivane Urrubal Associação Black Bulls
Victor Guambe Costa do Sol
DEFESAS
Zainadine Júnior CS Marítimo – Portugal
Edson Sitoe (Mexer) Estoril de Praia – Portugal
Martinho Thauzene Black Bulls
Edmilson Dove Kaizer Chiefs – África do Sul
Ifren Matola UD Songo
Clésio Baúque FC Honka – Finlândia
Bruno Langa GD Chaves – Portugal
Francisco Muchanga (Chico) Costa do Sol
MÉDIOS
Manuel Kambala Baroka FC – África do Sul
Shaquille Nangy Ferroviário de Maputo
Luís Miquissone Al-Ahly – Egipto
Amade Momade (Amadou) UD Songo
Elias Pelembe (Domingues) Royal AM – África do Sul
Dário Melo UD Songo
AVANÇADOS
Stélio Ernesto (Telinho) Ferroviário de Nampula
Geny Catamo Vitória SC – Portugal
Gildo Vilanculos Amora FC – Portugal
Witness Quembo Nacional – Portugal
Isac Carvalho Costa do Sol
Stanley Ratifo CfR Pforzheim – Alemanha