O País – A verdade como notícia

Tete regista diminuição de óbitos por malária 

Este ano, doze pessoas perderam a vida devido à malária, na  Província de Tete. Segundo a rádio pública, os óbitos fazem parte de um cumulativo de mais de 600 mil casos diagnosticados com a doença.

Para o Director Provincial de Saúde, em Tete, o número de óbitos       teve uma tendência decrescente neste período em quarenta por cento em comparação a igual período do ano passado, onde foram registados 20 óbitos.

Alex Bertil, avança a Rádio Moçambique,  explicou que mesmo assim a doença ainda constitui grande preocupação para o sector da Saúde.

”Continuamos a distribuir de forma gratuita redes mosquiteiras a toda  mulher grávida na consulta pré-natal ou na consulta seguinte, caso não tenha recebido na primeira. Estamos a fazer a administração do tratamento intermitente preventivo com FANSIDAR a todas mulheres grávidas a partir da décima terceira semana de gestão, com vista a prevenir a malária“,  disse o Director Provincial de Saúde, em Tete, citado pela RM.

No presente quinquénio, o sector da saúde em Tete realizou duas campanhas onde foram distribuídas mais de um milhão e seiscentas mil redes mosquiteiras. 

Ainda na Província de Tete, as autoridades de saúde promovem campanhas de doação de sangue, para atender os casos urgentes na festa de transição de ano.

Para o efeito, le-se na página online da RM, teve lugar, este domingo, no Hospital Provincial de Tete, uma campanha de doação sob o lema: “Solidariedade pela vida”, organizada pelo Conselho dos Serviços de Representação do Estado e parceiros.

Na ocasião, o Secretário do Estado em Tete, Rolinho Farnela, disse que durante a festa da passagem de ano são reportados vários incidentes que necessitam de transfusão de sangue, daí ser importante abraçar a causa de salvar vidas. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos