O País – A verdade como notícia

Terroristas matam 23 pessoas na Nigéria

Os finados são 23 homens, que pertenciam a uma comunidade de traficantes de sucata, foram executados por alegados terroristas esta terça-feira, na Nigéria, segundo anunciaram, hoje, milícias locais.

De acordo com a Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, suspeita-se que os militantes pertençam ao grupo Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap). Estas, terão sequestrado as vítimas, que integravam um grupo de cerca de 50 sucateiros que se dirigiam à aldeia de Magdala, no distrito de Dikwa, a leste do estado de Borno, a cerca de 20 quilómetros da cidade que faz fronteira com o Chade.

“Até ao momento, foram encontrados 23 corpos, todos massacrados por terroristas”, afirmou à agência de notícias francesa AFP Babakura Kolo, o chefe de uma milícia de autodefesa local.

“Três pessoas conseguiram regressar a Dikwa, mas nada se sabe sobre o destino dos outros vinte ou mais sucateiros”, acrescentou.

A busca continua, disse outro miliciano, confirmando os 23 mortos.

Os sucateiros, que viajam muito à procura de sucata, são frequentemente acusados pelos terroristas de passarem informações às autoridades sobre os movimentos de militantes na região, berço do grupo islâmico Boko Haram, do qual o Iswap se separou em 2016.

No final de abril, cerca de 30 sucateiros foram mortos na aldeia de Mudu, no mesmo distrito, por supostos militantes do Iswap.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos