A tempestade tropical AWO não constitui perigo para Moçambique, segundo explicou o INAM esta sexta-feira. O fenómeno ocorre fora da época ciclónica devido a mudanças climáticas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia
Um sistema de baixa pressão formou-se a nordeste da Ilha de Madagascar, no último dia cinco, e que evoluiu ao estágio tempestade tropical moderada. Chama-se AWO e de acordo com as projecções do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), está a mover-se para a região equatorial. No entanto, esta sexta-feira, o INAM esclareceu que o fenómeno tende a enfraquecer. “Neste momento, continua como tempestade moderada, mas as projecções indicam que vai enfraquecendo, vai perdendo a sua energia“, explicou o meteorologista Pedro Mutumane.
O fenónomo ocorre numa época atípica e o climatologista Luís Chone explicou que tal deve-se às mudanças climáticas. “Não é comum que sistemas ciclónicas se desenvolvam a esta época do ano“, disse, explicando que climatologicamente, as águas do mar apresentam temperaturas muito baixas que não favorecem a formação deste tipo de fenómenos. Como possíveis razões, apontou as mudanças climáticas.
O INAM refere que devido às mudanças climáticas, as águas do mar terão atingido temperaturas relativamente altas, o que abriu espaço ao fenómeno.