Aumentou em 0,7 graus celsius a temperatura de Moçambique nos últimos 43 anos, no contexto do aquecimento global. O dado foi avançado hoje pelo ministro dos Transportes e Comunicações, que prometeu dois novos radares para este ano, para melhorar a previsão meteorológica.
O aquecimento global é uma realidade no mundo e Moçambique não é excepção. Em 2023, o mundo registou as temperaturas mais altas.
Falando na apresentação do relatório sobre clima, o ministro dos Transportes e Comunicações revelou que Moçambique também tem estado a registar temperaturas mais altas que no passado.
O aquecimento que se tem registado é acompanhado por outros eventos extremos. Tal é o caso, por exemplo, da tempestade Filipo e do fenómeno El-ninõ.
Para melhorar a previsão meteorológica e assim minimizar os efeitos dos fenómenos, o país precisa de sete radares, mas neste momento só tem um.
Além da apresentação do relatório do clima em 2023, este encontro serviu para o lançamento do Boletim Meteorológico da província de Maputo, que deverá ajudar as pessoas a prevenir o impacto das alterações climáticas.