O País – A verdade como notícia

Temos campeão? Vamos até ao último suspiro?

Foto: Associação Black Bulls

Temos campeão esta semana? A Associação Black Bulls (segundo classificado com 44 pontos, menos dois que o líder União Desportiva do Songo), numa conjugação de resultados, consegue arrastar a decisão do título para a última jornada do Moçambola 2022? Estas são algumas das questões que pairam no ar no meio futebolístico do país. Com estatuto de líder, a União Desportiva do Songo recebe, domingo, o aflito Incomáti de Xinavane num duelo em que a palavra de ordem é mesmo a vitória do lado dos “hidroeléctricos”.

É que, em caso de vitória sobre os açucareiros, e derrota ou empate da Black Bulls em Quelimane, a União Desportiva do Songo torna-se virtual campeã nacional de futebol. Vamos aos cenários!

Caso vença e a Black Bulls empate, a União Desportiva do Songo passaria a somar 49 pontos, enquanto o seu concorrente directo na luta pelo título ficaria 46!

Acontece que, na última jornada, mesmo que a Black Bulls ganhe e a União Desportiva do Songo perca, as duas formações terminariam igualadas com 49 pontos, mas com vantagem para os “hidroeléctricos” no confronto directo uma vez que venceram os dois jogos entre ambos por 1-0 e 3-0.

No segundo caso, se a União Desportiva do Songo perder com o Incomáti e a Black Bulls for derrotada no encontro com o Matchedje de Mocuba, os dois conjuntos entram para a última jornada separados por dois pontos e com a decisão do título ainda em aberto.

Para se sagrar campeã, nesta equação, a Black Bulls teria que vencer o Costa do Sol e esperar por um deslize (derrota) da União Desportiva do Songo no confronto com o Ferroviário de Maputo. Feitas as contas, a Associação Black Bulls não depende apenas de si para revalidar o título de campeã nacional de futebol.

Seja como for, a Black Bulls vai procurar fazer a sua parte no duelo diante do Matchedje de Mocuba que “luta pela vida”, ou seja, pela manutenção no Moçambola 2022. Outro resultado não interessa aos “militares” de Mocuba senão mesmo a vitória. Para se manter na final flor do futebol moçambicano, o Matchedje de Mocuba precisa de vencer os dois últimos jogos (tem 17 pontos) e esperar que a Associação Desportiva de Vilankulo, 9º classificado da prova com 23 pontos, não vença. Contas complicadas!

Ainda na luta pela manutenção, a Associação Desportiva de Vilankulo desloca-se à Nampula onde vai jogar com o Ferroviário local, que pretende terminar na 3ª posição. Os “axinenes”, com 32 pontos, já não conseguem alcançar o segundo classificado mesmo que vençam os dois últimos jogos. A Associação Desportiva de Vilankulo está pressionada pelo Incomáti (10º classificado com 20 pontos), pelo que vai jogar para pontuar pelo menos num terreno tradicionalmente difícil.

Os “hidrocarbonetos” dependem apenas de si para assegurar a manutenção, podendo fazer mais seis pontos e terminar a prova com 29.

Quem também não tem a manutenção garantida é o Ferroviário de Nacala que, à entrada desta jornada, ocupa a 8.ª posição com 23 pontos. E, nesta jornada, o Ferroviário de Nacala vai jogar em casa com a Liga Desportiva de Maputo, conjunto que já está despromovido da prova.

Uma vitória dos nacalenses pode aliviar a pressão nas bandas de Nacala e evitar males maiores nas contas finais do campeonato!

 

CLÁSSICO SENSABORÃO

A penúltima jornada do Moçambola 2022 abre sábado com a realização do clássico Costa do Sol vs Ferroviário de Maputo, partida agendada para o relvado sintético dos “canarinhos”.

Um degrau acima do seu adversário, com dois pontos a mais (4ª posição com 30 pontos), o Ferroviário de Maputo vai ao “ninho” do canário para conquistar arrancar a vitória e lutar para terminar a prova na 3ª posição.

Mesmo com o afastamento de Artur José Semedo, o Costa do Sol não conseguiu reencontrar-se com as vitórias, tendo perdido na última jornada diante do Incomáti por um a zero. Os “canarinhos” já não vencem há quatro jogos no Moçambola 2022, sendo que o último triunfo foi na 16ª jornada diante do Matchedje de Mocuba por 3-0.

No Caldeirão do Chiveve, o Ferroviário da Beira recebe o seu homónimo de Lichinga, numa partida em que o conjunto de Wedson Nyirenda vai procurar repetir a excelente exibição arrancada quarta-feira diante da União Desportiva do Songo, partida na qual houve registo de empate a duas bolas. À entrada desta ronda, o Ferroviário da Beira ocupa a 6ª posição com 25 pontos, os mesmos que o seu homónimo de Lichinga.

 

Quadro de jogos:

21ª jornada

Ferroviário de Maputo     vs Costa do Sol

Matchedje Mocuba       vs Black Bulls

Ferroviário de Nampula    vs   AD Vilankulo

Ferroviário da Beira       vs Ferroviário de Lichinga

Ferroviário de Nacala      vs  Liga Desportiva

UD Songo               vs   Incomáti

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos