O País – A verdade como notícia

Telinho: “Vou lutar para voltar a atingir boa forma”

O internacional moçambicano, Telinho, diz que somente com o cumprimento das medidas de prevenção contra o novo Coronavírus é que o futebol poderá regressar em breve. Telinho promete voltar em grande para ajudar os Mambas a se qualificarem para CAN-2021.

Foi autor de dois dos quatro golos que permitiram aos Mambas encaixar quatro pontos no grupo ”F“ de qualificação ao CAN-2021, no qual lideram conjuntamente com os Camarões.

Facturou, no dia 14 de Novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, na vitória dos Mambas por dois a zero diante do Ruanda, concluindo da melhor forma uma assistência magistral de Witi aos 27 minutos.

Depois, no embate da segunda jornada, fez o golo de empate (1-1) anulando, desta forma, a vantagem dos ‘tubarões azuis’ conseguida aos seis minutos, por intermédio do médio Gary Rodrigues. Este embate viria a terminar empatado a duas bolas.

Queria voltar a estar na sua zona de eleição, finalização, e fazer novamente o gostinho ao pé no duplo compromisso com os “Leões Indomáveis“ em Março último, mas o novo coronavírus desviou a bola da sua trajectória.

Um cenário que impacta nos níveis motivacionais e estado de forma do jogador da União Desportiva do Songo, segundo disse ao “O País”.

“É um pouco difícil voltar a ter a mesma forma. Estava a atravessar um bom momento de forma, um nível elevado com muitos jogos. Para voltar a atingir o mesmo nível será muito difícil. Vou ter que lutar muito”, explicou o melhor marcador da selecção nacional na fase de qualificação para o CAN-2021.

Não há futebol nos campos, não há cornetas e muito menos vuvuzelas e alegria dos adeptos pelos momentos de magia protagonizados pelos artistas da bola. A incerteza permanece sobre o regresso DA modalidade rei permanece. Mas há uma certeza quando tudo voltar à normalidade.

“Vamos lutar para voltarmos em forma para conseguirmos ultrapassar esta pandemia. Sabemos que não será fácil, mas acreditamos que com muito trabalhado, união e vontade de vencer que tem caracterizado o grupo de trabalho, podemos alcançar os nossos objectivos”, disse Telinho.

O avançado quer continuar a alegrar os adeptos moçambicanos, pelo que farei o melhor para ”marcar golos”.

Para que a bola volte a rolar nos relvados, há que elevar os níveis de responsabilidade e proteger-se no máximo. Os moçambicanos devem, apela Telinho, fazer de tudo para achatar a curva dos gráficos de novos infectados pela covid-19.

“Nós, moçambicanos, já mostramos que somos unidos. Temos esta capacidade de nos unir por uma grande causa. E, neste momento, todos somos chamados a dar o nosso contributo para conter a propagação da Covid-19”, apelou. E acrescentou: “Temos que seguir às recomendações das autoridades de saúde. Devemo-nos manter em casa, somente nos deslocarmos em caso de necessidade. Temos que proteger as nossas famílias”
Intramuros, a realização de treinos “online” e devidamente monitorados é a solução para os atletas não manterem a condição física. De resto, coma suspensão de todas actividades desportivas devido ao Estado de Emergência, o Moçambola-2020, prova que devia arrancar a 4 de Abril, foi adiado até que a pandemia seja controlada no país.

“Estes treinos ajudariam muito os jogadores. Não adianta nada estar a treinar sozinho em casa sem acompanhamento e aconselhamento dos treinadores. Há hábitos em casa que não são adequados para o futebol”, advertiu.

Enquanto isso não acontece, faz-se o básico para não se perder todo um trabalho desenvolvido na pré-temporada. ”Vamos trabalhando dentro das condições que temos. O que é certo é que para me manter em forma, vou treinando sozinho com a mesma disciplina que me caracteriza como atleta. Quero voltar em grande“.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos