A Tailândia doou, esta quarta-feira, mil toneladas de arroz avaliadas em pouco mais de 40 milhões de meticais, para assistência humanitária às vítimas de seca em Moçambique, noticia a AIM.
A doação vai beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas afectadas pela seca desde 2015 nas zonas Centro e Sul do país.
Segundo o Embaixador da Tailândia em Moçambique, Russ Jalichandra, a doação acontece no âmbito da cooperação existente entre os dois países.
O diplomata acredita que o apoio vai fazer alguma diferença na vida das pessoas que perderam sua produção em resultado da estiagem.
Por sua vez, o ministro da Indústria e Comercio, Regendra de Sousa, afirmou que esta ajuda é resultado do pedido que o Governo moçambicano fez ao executivo tailandês para responder a situação das calamidades que abalou o país.
“Fiz parte da delegação que foi a Tailândia […] e o povo tailandês respondeu positivamente a situação de emergência. Daí, fomos acelerando o processo para que o INGC (Instituto Nacional de Gestão de Calamidades) estivesse preparado para responder às calamidades presentes e futuras”, acrescentou.
Já o Director-Geral do INGC, João Machatine, disse que o donativo será acolhido pelo fundo de gestão de calamidades e será destinado às populações afectadas, das mais diversas formas.
Para além desta doação, a Tailândia já esta a trabalhar num projecto de desenvolvimento comunitário na província meridional de Gaza para a introdução da produção da Tilapia e o cultivo do arroz.