A Stv continua em festa de comemoração dos 20 anos de existência. O maior canal privado de televisão em Moçambique reafirma o compromisso de continuar a liderar na audiência, inovação e foco no capital humano que são os profissionais que são o alicerce operacional.
Depois da gala de celebração dos 20 anos de existência da Stv que contou com a presença do Chefe de Estado, no dia 27 de Outubro, desta vez a direcção e colaboradores do canal festejaram na Arena 3D, na KaTembe, no sábado, numa festa que marca a continuação das comemorações das duas décadas.
Em todas as vertentes, civil e empresarial, 20 anos significam maturidade. Olhar para trás para recontar a história é difícil, mas possível para quem idealizou, materializou e continua na vanguarda de um projecto que continua em construção.
Num discurso intercalado de risos e palmas, o Presidente do Conselho de Administração da SOICO, Grupo de media da qual faz parte a Stv, recorreu a uma analogia técnica de televisão para mostrar que o analógico do passado foi influenciado pelo presente tecnológico para tornar possível uma televisão que está dentro do tempo.
“A história da Stv nasceu de um sonho, o sonho é que comanda. A visão, uma visão de impactar pessoas e transformar vidas. Ontem eram emissores analógicos; passou para o digital; ontem eram emissores a cassete somatic, acho que as pessoas somatic, passou para cassetes betacam e agora nem usamos cassetes. O contexto muda, mas nós influenciamos esse contexto. Estou muito orgulhoso por fazer parte de vós e vocês fazerem parte de mim”, disse Daniel David.
No ano em que a Stv completa 20 anos de existência, fecha-se um ciclo, mas também abre-se outro. O capital humano é fulcral no desenvolvimento de qualquer empresa, por isso Daniel David repisou o papel que cada colaborador tem no desenvolvimento.
“Se eu existo é porque vocês existem. Não é possível alguém existir sem outras pessoas. É fundamental que nós só fazemos sentido se a vida das outras pessoas fizer sentido. A Stv só faz sentido se fizer sentido à Nação e ao mundo em que ela se insere. Quem não tiver noção disso, dificilmente engajar-se-á já na transformação de qualquer coisa, começando da sua própria casa. Para quem é casado, a pessoa afirma isso. ‘Se eu existo é porque a minha mulher existe; se eu existo é porque os meus filhos existem’ e, a partir daí, escalamos para a sociedade e para a nação. A Stv hoje é a razão e o fruto da existência colectiva de todos nós, aqui”.
No evento, foram reconhecidos profissionais de diversas áreas, nomeadamente, Boaventura Mucipo, Francisco Raiva, Aristides Cavele, Ricardo Machava, António Tiua, Miguel Uassiquete, Hassan Salé, Yara da Silva, Shaida Bibi, Luís Phumula, David Guerra e Beto Sarmento.
Com projectos ambiciosos em marcha, a Stv vai surpreender em breve a sua audiência.