O jogo 1 dos “play-offs” da final entre o Costa do Sol e Ferroviário de Maputo está agendado para domingo, às 18h00, no pavilhão do Maxaquene. Já na terça-feira, no mesmo recinto, os dois conjuntos batem-se às 17h30.
Costa do Sol e Ferroviário de Maputo reeditam, a partir de domingo, a final da Liga Feminina de Basquetebol Sasol. Trata-se de um jogo entre as duas melhores equipas do panorama do basquetebol feminino, tanto mais que contribuem com o maior número de atletas para a selecção nacional.
Depois de terem feito o 2-0 nos “play-offs” das meias-finais – a melhor de três jogos – diante da A Politécnica e Lázio, respectivamente, Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo procuram fechar em grande a temporada, conquistando, desta forma, o mais ambicionado troféu.
Esta temporada, os dois conjuntos travaram despiques interessantes, dividindo, diga-se, os louros entre si. O Ferroviário de Maputo derrotou o Costa do Sol na final da Taça Maputo Jogabets 100 Paus, tendo, depois, vencido o mesmo conjunto por 21 pontos no Campeonato da Cidade.
Mas, no Torneio de Abertura, o Costa do Sol levou a melhor sobre o seu adversário, bem como na segunda volta do Campeonato da Cidade.
Ano passado, o Costa do Sol conquistou o título depois de vencer o Ferroviário de Maputo, por 2-0 no “play-off” da final, a melhor de três jogos, com vitórias por 62-51 e 52-63.
A Sasol patrocina o campeonato através de um memorando de entendimento assinado com a Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB), para as temporadas 2021, 2022 e 2023.
O acordo prevê ainda a alocação de 24% do orçamento para o desenvolvimento do basquetebol em Inhambane, através de apoio institucional à Associação Provincial de Basquetebol, ajuda na realização de competições provinciais e promoção de competições locais em Govuro, Inhassoro e Vilankulo, distritos que acolhem as operações da Sasol.
Ferroviário da Beira termina em quinto lugar
O Ferroviário da Beira terminou na quinta posição na edição 2023 da Liga Feminina de Basquetebol Sasol. Para o efeito, as “locomotivas” do Chiveve derrotaram, esta quinta-feira, o Clube Desportivo Município da Beira, por 64-46, no jogo 2 dos “play-offs” das classificativas do 5º e 6º lugares da prova.
Neste duelo, realizado no pavilhão do Maxaquene, o Ferroviário da Beira liderou todos os quartos do jogo com os parciais de 15-13, 12-11, 24-13 e 13-9.
Destaque, em termos individuais, para Fátima Vilankulos, que contabilizou 19 pontos e sete ressaltos em 26:24 minutos na quadra, tendo sido secundada por Elizethe Mondlane com 14.
Com dez pontos, Nolcita João foi a melhor cestinha do Clube Desportivo Município da Beira.
No jogo 1, na quarta-feira, o Clube Desportivo Município da Beira perdera por uma diferença de dez pontos: 61-51.