A 25 de Outubro de 2002 surge a Stv. Feitas as contas, já lá vão 18 anos. Para celebrar a efeméride, o canal televisivo organizou dois espectáculos musicais e com bailado à mistura. O primeiro será exibido às 14 e o segundo às 21 horas, sempre neste domingo.
No que se refere ao bailado, a coreografia foi confiada à Companhia Nacional de Canto e Dança, que vai contar as memórias, as narrativas, os contextos e as circunstâncias que engradeceram a Stv com recurso ao corpo e ao movimento.
Essencialmente, os espectáculos irão levar aos telespectadores o melhor do entretenimento, afinal, segundo Válter Tembe, um dos apresentadores, rosto dos eventos: “como toda a gente sabe, a Stv é líder nesta questão de trazer bons conteúdos, principalmente no que diz respeito à música. Estes shows estarão repletos de música boa, glamour e conteúdos incríveis. Tudo a pensar no nosso telespectador”.
Em termos de propostas musicais, os telespectadores irão ver e ouvir as actuações de autores como Valdemiro José, Humberto Luís, Lalah Mahigo. Todos eles são descobertas da Stv. Aliás, Valdemiro José completa, neste 2020, 15 anos de carreira graças à sua participação no programa Fama Show da Stv. O cantor afirmou que o canal foi determinante para o seu percurso artístico. Quem também assume a importância da Stv na sua carreira é Lalah Mahigo: “o que seria de Lalah Mahigo sem a Stv? Foi aqui que tive a expansão do meu nome e iniciei a minha carreira a solo”.
Para Tchaka (dos xithokozelos), igualmente convidado à celebração dos 18 anos do canal: “a Stv mostra-nos que é possível, com uma vontade férrea, trazer uma nova forma de fazer televisão. Antes, nós, éramos telespectadores passivos, mas, agora, a Stv tornou-nos telespectadores activos”.
À celebração dos 18 anos da Stv, Tchaka irá levar os seus xithokozelos, juntando à modernidade artística o enaltecimento da tradição moçambicana.
Os dois espectáculos deste domingo, obviamente, podem ser acompanhados pela Stv.