O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a continuação de ventos fortes para a zona Sul do país e para as províncias de Zambézia e Sofala, esta quarta-feira, com rajadas de até 60 quilómetros por hora. O INAM apela para que se evite a navegação marítima.
A ocorrência de ventos fortes nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, deve-se à passagem de uma corrente fria e poderá alastrar-se até esta quarta-feira, afectando também as províncias de Zambézia, Sofala e Tete, de acordo com as informações partilhadas, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
“Tivemos a entrada de um sistema frontal frio, que transportou massas de ar frio sobre o continente, com temperaturas abaixo de 16 graus celsius nas primeiras horas. Amanhã, teremos continuação de tempo frio a fresco, e a temperatura poderá estar entre 18 e 21 graus celsius para as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane e uma parte das províncias de Zambézia, Sofala e Tete”, explicou o meteorologista Guelso Manjate.
Os ventos poderão ser acompanhados de chuvas fracas.
O Instituto Nacional de Meteorologia apela, por isso, para a tomada de medidas de segurança, sobretudo quanto à navegação marítima.
“O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso para a navegação marítima, na ordem de 60 quilómetros por hora, para que os pescadores não se façam ao mar, considerando que o vento é forte”.
O Instituto Nacional de Metereologia prevê a ocorrência de tempo quente, para quinta-feira, em todo o país, com os termómetros a apontarem entre 30 e 35 gr