O País – A verdade como notícia

STAE já recenseou 73% de eleitores e reitera não prorrogar prazos

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) garante que já recenseou 5.380.161 (73,28%) eleitores, dos 7.341.739 previstos, e espera atingir 90% até esta quinta-feira, último dia do processo.

As organizações da sociedade civil estimam que cerca de dois milhões de moçambicanos podem não ser registados, devido a várias irregularidades que caracterizam o recenseamento eleitoral desde o seu arranque, a 15 de Abril passado, principalmente nas zonas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth. Problemas técnicos em equipamentos do STAE têm sido dos mais reportados.   

Mesmo assim, o STAE reitera a impossibilidade de prorrogar o prazo do recenseamento e justifica a sua posição com o facto de alguns postos não terem ainda inscrito nenhuma pessoa.

O porta-voz daquele órgão do Estado, Cláudio Langa, disse à imprensa, hoje, que os problemas que impediam o decurso normal do processo já foram resolvidos e esperava-se que os cidadãos se fizessem aos postos de recenseamento.

“Há postos que não receberam pessoas desde que o processo iniciou. Valerá a pena prorrogar? Não. Tivemos tempo suficiente para as pessoas irem aos postos de recenseamento”, disse Cláudio Langa.

No dia 15 de Outubro deste ano haverá eleições gerais no país e espera-se que 14 milhões de eleitores votem.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos