O País – A verdade como notícia

Sorteio do Mundial realiza-se hoje

A cerimónia terá lugar às 17h00 de Maputo e contará com a participação de antigas estrelas como Laurent Blanc, Gordon Banks, Cafu, Fabio Cannavaro, Diego Forlán, Diego Maradona e Carles Puyol.

O melhor marcador da história dos mundiais, o alemão Miroslav Klose, que integra actualmente a equipa técnica da selecção de futebol germânica, vai subir ao palco do sorteio com o troféu. Após o sorteio, o troféu retoma o “tour” mundial e chega ao Estádio Luzhniki, em Moscovo, a 7 de Junho de 2018, uma semana antes do início do Mundial

O sorteio do Campeonato do Mundo de futebol terá lugar hoje, às 17h00 de Maputo, no Palácio do Kremlin, em Moscovo, Rússia, país que vai acolher a prova.

A cerimónia será apresentada pelo antigo internacional inglês Gary Lineker e pela jornalista russa Maria Komandnaya.

A taça que premeia o vencedor do Mundial de futebol chegou na quarta-feira ao Palácio de Kremlin, em Moscovo.

A taça fez uma pausa na sua “tour” mundial para ser exibida no centro de imprensa do Kremlin, residência do presidente russo, Vladmir Putin.
O melhor marcador da história dos Mundiais, o alemão Miroslav Klose, que integra actualmente a equipa técnica da selecção de futebol germânica, vai subir ao palco do sorteio com o troféu.

O avançado, que marcou 16 golos em Mundiais – cinco em 2002, cinco em 2006, quatro em 2010 e dois em 2014 -, fez parte da selecção alemã que venceu a última edição, no Brasil, onde superou o recorde do brasileiro Ronaldo (15 tentos em Mundiais).

Após o sorteio, o troféu retoma a “tour” mundial e chega ao Estádio Luzhniki, em Moscovo, a 7 de Junho de 2018, uma semana antes do início do Mundial, que se realiza de 14 de Junho a 15 de Julho.

Portugal estará no lote de cabeças de série, evitando na primeira fase Alemanha, Brasil, Argentina, Bélgica, Polónia, França e a anfitriã Rússia.

Apesar do domínio recente na história do futebol (campeã mundial em 2010 e campeã europeia em 2008 e 2012), a Espanha caiu para o pote 2, devido ao “ranking” da FIFA, e aparece como a equipa que todos cabeças de série, incluindo Portugal, não querem “apanhar” na primeira fase da competição.

No pote um, teremos a Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polónia e França. Já no pote dois, encontram-se a Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, Uruguai e Croácia.

No pote três, está a Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egipto, Senegal e Irão. No pote quatro, por fim, temos a Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita.
O evento vai contar ainda com as participações de antigas estrelas como Laurent Blanc, Gordon Banks, Cafu, Fabio Cannavaro, Diego Forlán, Diego Maradona e Carles Puyol.

Lev Yashin, a figura do evento
O póster oficial do Mundial-2018 foi revelado há dias e, tal como era expectável, uma vez que a competição se realiza na Rússia, faz alusão a uma grande figura do futebol do país.

O escolhido foi Lev Yashin, conhecido como a Aranha Negra (porque jogava sempre de preto), guarda-redes que se sagrou campeão europeu pela então União Soviética em 1960, tendo ainda participado em três Mundiais, entre os anos 1958 e 1966.

Tolerância zero ao racismo

Gianni Infantino, presidente da FIFA, garantiu que o organismo que gere o futebol mundial será «extremamente firme» na luta contra o racismo e discriminação durante o Mundial 2018, na Rússia.«Vamos garantir que não ocorram incidentes. E, se ocorrerem acções discriminatórias ou racistas, será usado um procedimento de três etapas que permite que o árbitro interrompa ou termine um jogo pela primeira vez», disse Infantino.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos