O País – A verdade como notícia

Sonhar alto para ver se toca o céu: Fer. Maputo apresenta plantel 

Depois de conquistar a Taça de Moçambique na época passada, na condição de um “out-sider”, após um arranque titubeante no Moçambola, o Ferroviário de Maputo apresentou, nesta quinta-feira, o seu plantel para a presente temporada futebolística. 

É um Ferroviário renovado em ideias e perspectivas, de tal sorte que em 2025 vai se apresentar com uma nova imagem, através de uma  linhagem de equipamentos para os treinos, jogos e estágios. 

Primeiro clube a abrir as “oficinas” e, por isso mesmo, já na segunda fase de preparação tendo em vista atacar a época que já vai começar no dia 15 do próximo mês, quando enfrentar a Associação Black Bulls na Supertaça, o Ferroviário de Maputo apresentou um plantel com uma mescla de jogadores, desde novas caras, antigas e aqueles que espreitam o escalão máximo pela primeira vez. 

Já sem muito provar e com as credenciais devidamente autenticadas, Telinho é um dos jogadores que se junta aos “locomotivas”da capital do país, após uma passagem de memórias frescas pelo homónimo de Nampula onde alinhou por duas épocas. 

É dos reforços sonantes mesmo na perspectiva de o clube alcançar outras conquistas maiores, numa lista em que salta, também, a vista o nome de Elias Macamo, nada mais nada menos que o segundo melhor marcador da edição passada do Moçambola com 12 golos, apenas superado pelo capitão da Black Bulls, Kadre, com 14 tentos. 

Da sua canteira de formação, o Ferroviário de Maputo foi buscar cinco jogadores, defesas, médios e avançados, os quais vão procurar um lugar ao sol na equipa de Carlos Manuel. 

O defesa central e capitão do emblema verde e branco, Jeitoso, continua sendo a “velha raposa” do Ferroviário, com 12 anos a vestir a camisola do clube, com um intervalo no meio para uma experiência no estrangeiro, mais concretamente no Cape Town City, bem na porta ao lado (África do Sul).  

 

CONQUISTAR TODAS AS PROVAS  

Apresentação feita com requintes, sonhos e objectivos. Mesmo nessa senda de objectivos, a direcção do Ferroviário deposita confiança na estrutura que montou e, nesse sentido, exige que a equipa conquiste todas as provas nacionais, com destaque para o Moçambola, competição que não vence desde 2015 e revalidar o título da Taça de Moçambique. 

“Entendemos que o clube Ferroviário tem capacidades e tem um plantel, como puderam ver, que nos garante a conquista dessas provas. Renovamos, por exemplo, com a equipa técnica por entendermos que foi desenvolvido um bom trabalho no ano passado. É nossa responsabilidade manter essa equipa ganhadora”, desafiou o presidente do clube, Arnaldo Manjate. 

Mais do que vencer as provas nacionais nas quais o clube estará envolvido, a direcção liderada por Arnaldo Manjate entende que o Ferroviário tem a responsabilidade de manter o desporto moçambicano vivo. 

Esse compromisso, tal como explicou Manjate, passa por representar condignamente o país nas Afrotaças, no caso na Taça Nelson Mandela, na qualidade de vencedor da Taça de Moçambique. 

“Provavelmente, se o tempo permitir nos próximos meses, possamos fazer mais contratações para potenciar esta equipa olhando para a participação nas afrotaças”. Esse facto, segundo Arnaldo Manjate, vai depender do aproveitamento que a equipa demonstrar ao longo dos próximos dias, ou seja, antes do arranque da disputa da Taça CAF. 

A equipa técnica, que continua liderada por Carlos Manuel, está ciente dos objectivos traçados para a presente temporada e, por isso mesmo, garante muito trabalho.

“Pode-se esperar por um Ferroviário de Maputo trabalhador. Trabalhador para atingir os objectivos do clube, que passam pela conquista do Moçambola, revalidação da Taca de Mocambique e quiçá chegar a fase de grupos da Taça CAF”, garante Caló, por sinal técnico responsável pelo último título do Moçambola pelo Ferroviário de Maputo, em 2015. 

Para Calo há muitos elementos que lhe indiquem o caminho do sucesso, um deles é a qualidade do plantel que, como se regozija, possui jogadores escolhidos a dedo.

“É um plantel formado minuciosamente, por isso sentimos que há garantias para atingirmos os objectivos preconizados para esta temporada”, regozija-se Caló, que conta também com a garantia dos jogadores dada pelo respectivo capitão, Jeitoso. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos