O País – A verdade como notícia

Songo e Chiveve no centro das atenções da bola indígena

Foto: O País

União Desportiva do Songo vs Black Bulls e Ferroviário da Beira vs Ferroviário de Maputo são os jogos de destaque da 12ª jornada do Moçambola 2022. Os ventos vão soprar do norte? A resposta teremos no domingo, nas contas da 1ª jornada da 2ª volta da prova-mãe.

Segunda metade da maratona de 22 jornadas, corrida acérrima pelo título. O arranque, sábado, da segunda volta do Moçambola 2022 não vai dar espaço para passos em falso. Porque, em caso de tropeço, as contas finais podem ser fatais: falha na conquista do título ou mesmo condenação a jogar no “futebol dos bairros”.

E, na marcha para o título, a zona centro do país estará, certamente, no centro das atenções. É que, no sábado, às 15h00, a vila do Songo vai acolher no seu bojo o duelo entre o líder destacado da prova (União Desportiva do Songo) e o segundo classificado e campeão em título (Associação Black Bulls).

Separados por oito pontos na tabela classificativa – com a Black Bulls com menos um jogo –, “hidroelétricos” e “touros” apontam para a vitória.

Galvanizada pela melhor campanha e registo de vitórias no Moçambola de todos os tempos, desde que se “hospedou” na fina-flor do futebol moçambicano em  2009, a União Desportiva do Songo espreita a 10ª vitória na prova.

Fora das competições africanas – foi afastada precocemente da Liga dos Campeões –, a Associação Black Bulls tem agora as suas viradas para o campeonato. No curto histórico de confrontos, há registo de uma vitória para cada lado e um empate. Esta temporada, no arranque do campeonato, a União Desportiva do Songo foi a Tchumene vencer por um a zero com golo solitário de Dayo aos 30’.

Ainda no centro, num jogo marcado para domingo, o efervescente “Caldeirão” do Chiveve abre as suas portas para acolher um duelo de “locomotivas”: Ferroviário da Beira vs Ferroviário de Maputo.

Atrasadas na marcha para a “estação final”, o pódio, as automotoras da Beira e Maputo não podem abrandar a marcha, sob o risco de chegarem atrasadas à estação. A euforia da transição para a segunda eliminatória da Taça CAF por parte dos “locomotivas” do Chiveve foi travada, quarta-feira última, pelo Incomáti de Xinavane, que foi arrancar um empate a uma bola. Domingo, com o público nas bancadas, é mesmo para ganhar.

O Ferroviário de Maputo voa para Beira para contrariar o estatuto de um conjunto com problemas sérios de finalização.

Na primeira volta, no já desgastado sintético da Machava, o Ferroviário da Beira venceu o seu homónimo de Maputo por 2-1.

Candidato ao título, o Costa do Sol “faz sala” sábado à titubeante Associação Desportiva de Vilankulo, numa partida entre o 4º e 9º classificados com 18 e 12 pontos, respectivamente. Depois da derrota no clássico diante do Ferroviário de Maputo, a pressão aumentou sobre os “canarinhos” e um resultado desfavorável pode provocar agitação e tensão na equipa. Artur José Semedo e Tiago Machaisse, treinadores do Costa Sol, estão cientes disso e nem mesmo os discursos de não lhes deixarem sonhar vai caber na cabeça de quem os contratou para obterem bons resultados!
A Associação Desportiva de Vilankulo, a roçar os lugares de despromoção, vai ao ninho do “canário” para roubar pontos! Esta jornada reserva-nos, na sua conclusão, domingo, um confronto de aflitos entre o Matchedje de Mocuba e a Liga Desportiva de Maputo.

Da terra dos bons sinais, Quelimane, vieram mesmo bons sinais na última jornada com o Matchedje de Mocuba a bater a Associação Desportiva de Vilankulo por 2-1, naquela que foi a primeira vitória dos “militares” na prova. À Liga Desportiva de Maputo, na corda bamba, não resta outra alternativa senão mesmo vencer! No “canavial”, o super-aflito Incomáti de Xinavane tenta travar a equipa sensação da última edição do Moçambola: Ferroviário de Lichinga. No norte do país, mais um duelo quente a ser disputado no Estádio 25 de Junho: Ferroviário de Nampula vs Ferroviário de Nacala. Os “axinenes” já conseguiram quebrar um ciclo de três jogos sem vencer, sendo que agora a palavra de ordem é embalar para a primeira metade da tabela classificativa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos