O País – A verdade como notícia

Solução para alto custo de vida é aumentar a produção para reduzir importações, diz Nyusi

Foto: O País

O Presidente da República diz que a única solução de contornar o alto custo de vida no país é produzir mais para reduzir a dependência externa. Em relação ao terrorismo, Filipe Nyusi reiterou que se deve intensificar a vigilância para evitar o recrutamento de jovens pelo grupo armado.

Filipe Nyusi diz que o seu Governo está atento à situação económica do país, caracterizada pelo custo de vida cada vez mais preocupante, e apela para o aumento da produção para reduzir a dependência externa.

“Donativos não são solução, em definitivo. E, como frequentemente tem havido ciclones, por detrás disso, surge apoio alimentar em todas províncias do Sul, Centro e Norte, então ficamos um pouco preguiçosos. Eu gostaria, de facto, que trabalhássemos para poder reduzir importações. Ao reduzirmos as importações, teremos maior capacidade para resolver as nossas preocupações”, disse Filipe Nyusi.

Sobre o terrorismo em Cabo Delgado, o Presidente da República apela à intensificação da vigilância para evitar o recrutamento de jovens pelos terroristas.

“[Os jovens recrutados pelos terroristas] têm estado a mobilizar os outros. Há uns jovens que querem regressar mas têm medo. Os que atacaram a última aldeia, entre os dias 5, 6 e 7 [de Julho], saíram da mesma região. Portanto, são naturais dali que foram treinados durante pouco tempo e voltaram para atacar a aldeia dos pais. Portanto, cada um ia queimar a casa do pai. E, depois, disseram ‘você já é corajoso’. Progrediu e podemos avançar. Façam tudo por tudo e evitem que os jovens sejam recrutados”, apelou o Presidente da República.

O Chefe de Estado disse ainda que a acção das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, suportadas pelas ruandesas e da SAMIM, tem sido fundamental para enfraquecer os malfeitores que aterrorizam as populações.

“Foi ocupada a base [Kathupa] e eles estão a sair em fuga, um a um, com muitos feridos, e não conseguem andar a uma velocidade boa, porque eles lá, onde estavam, há um fogo cruzado”, avançou.

Nyusi falava, esta quarta-feira, na Cidade de Maputo, num encontro com os membros e simpatizantes da Frelimo que foram saudá-lo, na qualidade de Chefe do Estado, pela eleição do país, a 09 de Junho passado, a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o biénio 2023-2024.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos