O País – A verdade como notícia

Sol de Carvalho estreia filme em Portugal

O filme “O Ancoradouro do Tempo”, realizado por Sol de Carvalho, estreou no dia 26 de Junho, em salas de cinema de várias cidades portuguesas. A longa-metragem é uma adaptação do romance “A Varanda do Frangipani”, da autoria de Mia Couto, e integra as comemorações dos 50 anos da independência de Moçambique.

Segundo um comunicado de imprensa, as sessões de exibição decorreram em sete cidades, com destaque para os debates promovidos com o realizador e convidados. Segundo Sol de Carvalho, “os debates foram riquíssimos, mas constatei uma grande falta de informação sobre a realidade moçambicana e o dia a dia das pessoas”.

A mesma nota adianta que o cineasta sublinhou a importância de promover mais conhecimento e representação da actualidade moçambicana: “É preciso pensar em formas de promover informação real sobre o país”, Sol de Carvalho.

A digressão pelas cidades portuguesas terminou em Tomar, num encontro marcado pela forte participação do público e pelo interesse demonstrado nas questões sociais, culturais e políticas de Moçambique.

A estreia oficial de “O Ancoradouro do Tempo” em Moçambique está prevista para muito em breve, com planos para levar o filme a diferentes regiões do país.

O realizador explicou os motivos que levaram à estreia em Portugal: “No contexto das comemorações dos 50 anos da independência e por obrigações contratuais, o filme foi lançado primeiro em Portugal, mas a estreia no país está para muito breve”, reiterou.

Rodado na histórica Fortaleza de São Sebastião, na Ilha de Moçambique, o filme acompanha Izidine (interpretado por Tomás Bié), um jovem inspector da polícia encarregado de investigar o assassinato de Vasto Excelêncio, director de um asilo situado numa antiga fortaleza colonial. Combinando realismo mágico, crítica social e introspecção histórica, a obra propõe uma leitura profunda da memória colectiva e da identidade moçambicana.

A direcção do filme é de Sol de Carvalho e o roteiro de Mia Couto e Sol de Carvalho. 

Quanto ao elenco, o filme conta com Maria Adamugy, Tomas Bie, Horácio Guiamba, Mário Mabjaia, Josefina Massango.

A produção é da Real Ficção, co-produção é da Promarte (Moçambique), Autentika Films (Alemanha), Gamboa & Gamboa (Angola) e Caméléon Production (Maurícias).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos