Porque o país está em Estado de Emergência e os crentes estão proibidos de afluir às igrejas como forma de evitar a propagação da COVID-19, em jeito de alternativa, o grupo SOICO vai transmitir cultos das Igrejas Católica e Anglicana, que vão convergir na celebração da páscoa.
Como tem sido apanágio em produções da natureza, a transmissão dos cultos será feita através dos canais STV e STV Notícias, bem como em outras plataformas conexas pertencentes ao grupo, como os aplicativos STV Play e O País, disponíveis na internet.
“Através de um telemóvel que seja Android ou I-Phone, sistemas mais usados no mundo, é possível ter as duas transmissões, quer da católica ou da anglicana”, assegurou Igor Frechaut que integra à SOICO.
A título de exemplo, de acordo com a escala da transmissão das missas de celebração que antecedem a páscoa, na próxima quinta-feira, 9 de Abril, a STV Notícias vai transmitir um culto da Igreja Anglicana, por volta das 18h00.
Já na Sexta-feira Santa, 10 de abril, por volta da 12h00 a STV vai transmitir um culto da Igreja Anglicana, sendo que às 14h00 fica reservada a transmissão para o culto da Igreja Católica.
No dia 11 de Abril, sábado, a STV Notícias vai transmitir um culto da Igreja Católica por volta das 18h00, sendo que para o domingo da ressurreição, 12 de Abril, o da celebração da páscoa, A STV vai transmitir por volta das 8h00 o culto da Igreja Anglicana e às 9h00 da Igreja Católica.
As duas igrejas saúdam a iniciativa e apelam ao povo moçambicano a manter fé e a acreditar num novo amanhecer.
“É momento de termos mais força e mais fé em Deus. Rezemos onde nos encontremos; rezemos confiantes que Deus vai salvar o seu povo”, apelou Alberto Buque, Padre da Igreja Católica na Sé Catedral de Maputo.
“É importante permanecer em casa e ter os cultos a partir de casa. A vida é um bem precioso, e também pautemos pelos métodos de prevenção”, salientou, por sua vez, Padre Sérgio, da Igreja Anglicana.