O País – A verdade como notícia

Sistema Nacional da Educação em debate na Cidade de Maputo

Foto: O País

Vai decorrer de 24 a 26 deste mês, na Cidade de Maputo, uma conferência sobre a educação, para traçar uma nova visão e estratégia para o Sistema Nacional de Educação com impacto na formação do capital humano e nas infra-estruturas.

A questão da educação tem sido manchada por diversos factores, como é o caso de muitos alunos continuarem a estudar ao relento e distribuição gratuita de manuais que, às vezes, aparecem com erros. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano decidiu dar mão à palmatória e quer inverter o rumo do sector no país.

“Como dissemos, nós, os moçambicanos, estamos interessados em que tenhamos uma educação efectivamente de qualidade e é por isso que há muitas abordagens, muitos debates e nós achamos, como Governo, que, ao invés de falarmos de uma forma desorganizada, este é o momento oportuno”, disse Carmelita Namashulua, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano.

De 24 a 26 deste mês, vai decorrer na Cidade de Maputo a Conferência Nacional sobre Educação de Qualidade em Moçambique, que terá como lema “Por uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, em prol do desenvolvimento sustentável”.

A conferência contará com 36 comunicações versadas sobre o processo de formação. Namashulua traça as principais temáticas que vão nortear o referido evento: “Vamos falar da questão da formação do professor nas diferentes dimensões; haverá também nesta temática a questão dos recursos humanos de qualidade; vamos discutir como são feitos os currículos, os programas, os métodos e as matérias de ensino e aprendizagem; vamos falar de infra-estruturas escolares, inovação e investigação; vamos falar também da equidade, da inclusão, da cidadania, participação e relevância e também vamos ver questões ligadas à articulação nos subsistemas do sistema nacional de garantia de qualidade”.

O evento contará com 300 participantes provenientes de todas as províncias do país e espera-se a intervenção de académicos, sociedade civil, bem como parceiros do sector da educação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos