Deputados membros da Sexta Comissão da Assembleia da República deploram o nível de construção de mesquitas no distrito de Pebane, província da Zambézia.
A Comissão diz que o relatório disponibilizado pelas autoridades locais indica a existência de mais de quinhentas mesquitas para pouco mais de duzentos mil habitantes.
No balanço do trabalho efectuado hoje, a Sexta Comissão da Assembleia da República manifestou preocupação com o volume crescente de construção de mesquitas no distrito de Pebane.
“A cada 200 metros temos mesquita. A questão que colocamos é: de onde vêm os crentes para professarem a religião muçulmana em cada mesquita em construção? Praticamente, cada pessoa tem sua mesquita em Pebane”, disse Deolinda Chocoma, Vice-Presidente da Sexta Comissão.
Isaura Júlio, outra parlamentar, referiu que “é uma situação preocupante porque sabemos muito bem que Cabo delgado vive a situação de terrorismo e o processo iniciou justamente com a construção de mesquitas. Hoje, vemos o sofrimento dos nossos compatriotas: guerra, decapitação, deslocados, entre muitos outros problemas”, disse, chamando atenção ao Governo provincial para a situação de Pebane, de modo que o distrito não seja surpreendido.
Reagindo à preocupação dos parlamentares, a Secretária de Estado, Judith Mussacula, fez saber que, a nível local, há preocupação no sentido de Pebane evitar ataques terroristas.
“Isto está preocupar-nos muito, sendo que, no terreno, uma equipa está a trabalhar minuciosamente. O nosso comando provincial tem o cronograma das actividades no terreno para darmos seguimento”, acrescentou.