O País – A verdade como notícia

Sete clubes podem falhar “poule” para o Moçambola 2023

Foto: O País

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) adiou por dois dias a realização do sorteio da “poule” de apuramento para o Moçambola 2023, nas três regiões do país, devido a irregularidades encontradas em sete clubes da segunda divisão. Assim, o sorteio foi remarcado para esta quinta-feira.

A “poule” de apuramento para o Moçambola 2023 devia iniciar-se no próximo fim-de-semana, nas três regiões do país, Norte, Centro e Sul. Mas as irregularidades na inscrição de algumas equipas apuradas condicionam o sorteio da prova, que devia ter sido feito esta terça-feira.

As irregularidades foram encontradas em sete clubes apurados, nomeadamente o Clube Universidade Pedagógica de Niassa e Clube Atlético de Sanjala, pela zona Norte, Sumeia FC de Mocuba, Mini Mundo de Inchope, pela zona Centro, União Desportiva de Zavala, Temusa Costa do Sol de Massinga e Clube Ferroviário de Gaza, pela zona Sul.

Os clubes visados não concluíram a inscrição dos seus jogadores no Sistema FIFA Connect no período estabelecido, e não conseguiram preencher os requisitos para o licenciamento de nível provincial, à excepção do Clube Mini Mundo de Inchope, que inscreveu apenas nove jogadores.

Para facilitar a conclusão do processo de inscrição dos jogadores no sistema, bem como o preenchimento de requisitos para licenciamento de nível provincial, a Federação Moçambicana de Futebol decidiu adiar a realização do sorteio da prova até esta quinta-feira.

Assim, só poderão ir a sorteio todos os clubes com inscrição dos seus jogadores concluída no Sistema FIFA Connect, bem como os que tiverem concluído o seu licenciamento para o nível provincial.

Recorde-se que pela zona Norte qualificaram-se as equipas da Universidade Pedagógica e Atlético de Sanjala, campeão e vice-campeão de Niassa, Associação Desportiva de Pemba e Baía de Pemba, campeão e vice em Cabo Delgado, Desportivo de Nacala e Sporting de Nampula, campeão e vice de Nampula, todos pela zona Norte.

No Centro, foram apurados os vencedores provinciais, nomeadamente, Liga Desportiva de Sofala, Textáfrica do Chimoio, de Manica, Chingale, de Tete e Ferroviário de Quelimane, da Zambézia, bem como os vice-campeões provinciais Estrela Vermelha da Beira, Mini Mundo de Inchope, FC Bagamoio de Moatize, de Tete e Sumeia FC de Mocuba, da Zambézia.

Ao nível da zona Sul, vão disputar a “poule” de apuramento o campeão e o vice-campeão provincial de Maputo-cidade, Matchedje e Estrela Vermelha, de Maputo-província Desportiva de Matola e ESFA de Boane, o Ferroviário e Clube de Gaza e, em Inhambane, a União Desportiva de Zavala e Temusa Costa do Sol da Massinga.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos