A selecção nacional de futebol de praia partiu na manhã deste domingo com destino a Nazaré, Portugal, onde vai observar um estágio pré-competitivo de 12 dias, antes de partir para Dakar, no Senegal, para disputar a edição deste ano do Campeonato Africano das Nações da modalidade.
Para esta empreitada e depois do aval da Federação Moçambicana de Futebol de mudar o local de estágio de Marrocos para Portugal, Abineiro Ussaca, seleccionador nacional, convocou um total de 18 atletas, que leva para Nazaré, para preparar esta primeira e inédita participação de Moçambique numa fase final da competição africana, prova que terá lugar de 23 a 28 de Maio corrente.
Assim, Ussaca leva a Nazaré três guarda-redes, seis defesas, cinco médios e quatro pivôs, sendo que, depois desta fase de pré-estágio, alguns terão que regressar ao país.
Em Portugal, a selecção nacional vai cumprir um estágio pré-competitivo de 12 dias, nas praias de Nazaré, onde o combinado nacional irá efectuar os jogos de controlo com as equipas locais, podendo incluir ainda os jogos amigáveis com as selecções de base de Portugal e da Espanha, não obstante sem confirmação até ao momento.
Recorde-se que um dos motivos, que levou Abineiro Ussaca a escolher Portugal como local do estágio, foi mesmo para aproveitar o facto de ser um país com as melhores equipas do mundo, incluindo o Sporting de Braga, campeão mundial de clubes, para além da própria selecção, que tem estado entre as melhores do mundo.
Outrossim, a escolha daquele país lusitano deve-se ao facto de partilhar com Moçambique muita coisa aproveitável desde as facilidades de linguagem, a cultura e os hábitos e porque nenhuma outra selecção está a efectuar estágio naquele país europeu.
Em solo pátrio, o combinado nacional efectuou cerca de 15 sessões de treinos entre diários e bi-diários, que incluíram jogos entre si, para além de testes regulares da COVID-19. No que tange ao protocolo sanitário, basta frisar que a selecção nacional de futebol de praia foi, também, beneficiada com a vacina da prevenção da COVID-19, extensiva a todos os atletas do escalão sénior e que têm competições.
Refira-se que, para a estreia absoluta no CAN de Dakar, Moçambique está inserido no grupo B no qual irá defrontar, sucessivamente, as congéneres de Egipto, a 23 de Maio, seguido pelo Marrocos, a 24, e terminando com Seychelles, a 25 do mês corrente.
A delegação moçambicana, que partiu de Maputo na manhã deste domingo, é composta por 26 elementos, entre jogadores, treinadores, staff de apoio e dirigentes e é chefiada por José Luís de Sousa, quadro da direcção executiva da Casa de Futebol.
Guarda-redes
Anivaldo Mavie
Manuel Tivane
Pedro Barca
Defesas
Ramossete Cumbe
Nelson Joao Manuel
Gerson Chivale
Hermínio Marcelino
Ângelo Artur Tomás
Bachir Mussá
Médios
Hélio Mahota
António Pedro
Júlio Manjate
Eusébio Tomás
Yuran Malate
Pivôs
Rachide Smith
Fadil Ainadine
Osório Mahoche
Hélder Mahumane
Seleccionador nacional
Abineiro Ussaca