A Direcção Provincial de Educação em Sofala garantiu que os trabalhos que estavam em curso há cerca de cinco meses, nomeadamente reformas no processo de pagamento de ordenados dos seus funcionários, cujas falhas derivadas do sistema contribuíram para que 1423 professores de quatro distritos da província de Sofala ficassem apenas sem os seus salários do mês de Novembro do ano passado, já terminaram e a qualquer momento os valores estarão disponíveis.
“Todos os ofícios já estão devidamente organizados desde as escolas onde leccionam os professores afectados, nos distritos de Nhamatanda, Dondo, Búzi e Marromeu, assim como a nível do sector provincial da Educação e Desenvolvimento Humano e a Direcção Provincial das Finanças. Neste momento, aguardamos apenas a disponibilidade financeira para os valores serem transferidos às contas dos professores”, garantiu Rotafina Wilson, directora substituta da Educação e Desenvolvimento Humano em Sofala.
Questionada insistentemente em relação às datas para o pagamento dos salários em referência, a directora substituta da Educação e Desenvolvimento Humano em Sofala foi cautelosa na resposta.
“Podemos garantir que a disponibilidade financeira pode ser hoje ou amanhã, ou então na próxima semana Seguramente que haverá dinheiro a breve trecho e imediatamente os salários dos referidos professores serão transferidos através do SISTAFE para cada um dos professores”, disse Rotafina Wilson.
Rotafina Wilson falava a jornalistas no final de uma reunião provincial de supervisão integrada aos distritos, em Dondo, que tinha como objectivo fazer uma reflexão mais profícua das questões candentes do nosso sector, “pois se exige deste sector uma profunda organização e dinâmica constante para que possa compreender as expectativas da população e a vontade política do nosso Governo”.