O rolo compressor da Sérvia (Srdjan Zivojnov, treinador da UD Songo) continua a cimentar recordes de melhor sequência de resultados dos “hidroeléctricos” (melhor série com de resultados com oito jogos sem perder na prova) desde que aportou no Moçambola em 2009. Tudo por culpa do Lau, o King de golos no campeonato nacional de futebol. São já cinco bolas que os guarda-redes tiveram que ir recolher no fundo das malhas.
Suspeito do costume, Lau King foi suficiente e, já agora, eficiente para assegurar a sétima vitória da União Desportiva do Songo no Moçambola. O avançado marcou, aos 60’, o golo solitário na vitória diante do Ferroviário de Lichinga, por 1-0. Mais líderes, os de Songo, com 22 pontos, mais sete que a Associação Black Bulls com 15.
No Complexo Desportivo de Tchumene, a Associação Black Bulls tremeu! Esteve a perder, não encolheu ofensivamente e deu cambalhota ao resultado! Soares abriu as hostilidades aos 6′, el “maestro” Kadre empatou aos 24′.
Mayunda foi infeliz, marcando na própria baliza no minuto 31! Victor não esteve para brincadeiras, marcando o 3-2, resultado final. Foi sofrer até ao fim! Os campeões são assim! Superam as adversidades, recuperam fôlego e evidenciam a sua alma! Segunda posição para ABB, no rescaldo da 8ª jornada, 15 pontos somados até agora!
Na Machava, houve domínio total do Ferroviário de Maputo e… muita inocência na zona de finalização. Faltou critério. Ou seja, se o Ferroviário de Maputo tivesse marcado todas as oportunidades marcadas, teria construído um resultado volumoso e/ou histórico. Mário marcou aos 5′, mas foi responsável por tantos falhados.
Vitória merecida em semana de grande tensão com ataques ferozes que não abalaram, nem tão pouco, a tribo verde-e-branca.
Com o triunfo sobre os “axinenes”, os “locomotivas” da capital saltaram para a 4ª posição na tabela classificativa com 15 pontos, os mesmos que o seu adversário deste domingo.
No Caldeirão do Chiveve, o Costa do Sol saiu cabisbaixo! Foi ousado, esteve a vencer o Ferroviário da Beira, mas…terminou goleado por 3-1.
Danilo até colocou, aos 2′, os “canarinhos” em vantagem! Edson (8′), Ling (39′) e Jaffette (78′) deram a cambalhota no marcador! Segunda vitória consecutiva dos “locomotivas” da Beira, aproximação ao pelotão da frente (Ferroviário da Beira está, agora, na 6ª posição com 12 pontos). Noite, ou melhores, dias tranquilos seguramente para Wedson Nyirenda, treinador do Ferroviário da Beira, após passar no teste de fogo com um eterno candidato ao título.
A segunda vez para Artur Comboio ao leme da Associação Desportiva de Vilankulo. Em duelo de treinadores da nova geração (Dario na Liga Desportiva e comboio na AD Vilankulo), saiu-se melhor Comboio que venceu por 2-0.
No Alto Makassa, Cibale (39′) e Victor (77′) devolveram, por enquanto, tranquilidade aos hidrocarbonetos, que agora ocupam a 9ª posição com nove pontos. Em queda vertiginosa, a Liga Desportiva de Maputo caiu para a zona de despromoção, sendo 11ª classificada com apenas cinco pontos.
Ainda não foi desta que o Incomáti se encontrou com as vitórias na prova-mor da bola indígena. Em casa, hoje, os açucareiros empataram com o Matchedje do Mocuba sem abertura de contagem, resultado que deixa os comandados de Victor Manyamba na posição 11.
O Matchedje de Mocuba, esse, não atina. E muito menos anima os seus adeptos! Vá lá se saber o porquê! O certo é que o caminho parece estar traçado: jogar nos bairros!
HÁ JOGO NO SONGO…
A jornada 9 do Moçambola 2022 reserva-nos, em Tete, um apetecível União Desportiva do Songo vs Ferroviário da Beira, dois conjuntos que venceram na jornada 8.
A atravessar um mau momento, a Liga Desportiva de Maputo tem uma deslocação difícil a Lichinga, onde se lhe espera o Ferroviário local que tem feito bons jogos! E não menos importante será o duelo entre o Ferroviários de Nampula e a Associação Black Bulls, confronto entre dois candidatos ao título.
O Matchedje de Mocuba recebe um super-motivado Ferroviário de Maputo, conjunto que esteve debaixo de fogo cruzado, mas soube estar e venceu o seu homónimo de Nampula.
O Ferroviário de Nacala recebe a Associação Desportiva de Vilankulo, enquanto o Costa do Sol joga com o Incomáti de Xinavane.