A República Checa está disposta a ajudar Moçambique a arranjar melhores respostas aos problemas enfrentados nas áreas de transportes e agricultura. A vontade foi expressa hoje, em Maputo, após um encontro entre Filipe Nyusi e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Checa.
Num momento em que o país se debate com problemas de transporte, sobretudo nas principais cidades, a República Checa mostrou, esta terça-feira, vontade de ajudar Moçambique neste e noutros sectores. Trata-se de uma posição apresentada pelo país europeu à saída de um encontro com Filipe Nyusi.
“Falamos, por exemplo, do facto de termos o nosso sector de transportes desenvolvido. Podemos, por isso, firmar parcerias. A República Checa usa tecnologia avançada para o fabrico de carros e comboios. Podemos cooperar nessa área, mas também, a nossa cooperação ao nível das organizações internacionais pode ser maior, nomeadamente, nas Nações Unidas, podemos apoiar-nos mutuamente, em termos de candidaturas para certos cargos, certas vagas”, avançou Radek Rubens.
No encontro desta terça-feira, o representante do Governo Checo apresentou um convite formal ao Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, para que possa visitar o seu país.
“Nós viemos aqui, ao encontro do Presidente da República de Moçambique, por uma única razão: fazer a entrega do convite formal do seu homólogo da República Checa para visitar aquele país. Como sabem, o Presidente Filipe Nyusi estudou na República Checa. Por isso o consideramos um irmão”, afirmou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Checa.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Checa está de visita a Moçambique, com encontros agendados com autoridades governamentais, sendo um deles o que manteve com o Chefe de Estado, Filipe Nyusi.