O País – A verdade como notícia

Renamo repudia violência da PRM contra cidadãos 

A Renamo disse repudiar os actos de violência perpetrados, ontem, em quase todo o país, contra cidadãos que exerciam o seu direito à manifestação. Marcial Macome, porta-voz, daquela formação política, disse tratar-se de “actos impensáveis numa democracia”. 

“Cidadãos exercendo o seu direito de se expressar e de manifestar, sendo tratados com brutalidade e repressão policial. A liberdade de expressão e o direito de manifestar são pilares fundamentais de qualquer sociedade justa e democrática. São a essência da nossa luta por igualdade e direitos humanos”, disse o porta-voz da Renamo, hoje, em conferência de imprensa.

Macome diz que as Forças de Defesa e Segurança tem respondido de forma desproporcional e violenta a manifestações pacíficas, o que, segundo o porta-voz da Renamo, mostra que há ainda muito trabalho para que o país seja livre. 

“Essa brutalidade não só fere os indivíduos, como também ataca os valores democráticos, que todos nós devemos ou deveríamos defender. A violência da polícia não é apenas uma questão de direitos humanos, é uma questão de dignidade. Cada acto de agressão, cada repreensão brutal é um ataque a nossa humanidade”, acrescentou. 

A Renamo diz que é preciso lembrar que os que se fazem a rua não são inimigos do Estado, mas são cidadãos que, através da manifestação, lutam por um Moçambique diferente daquele em que se vive hoje. 

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos