Dos moçambicanos na diáspora, destaque para Reinildo Mandava, que este fim-de-semana, na última jornada da LaLiga, marcou o golo que garantiu o quarto lugar da prova e o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Já David Malembane deixou o pássaro voar na Arménia e terminou em segundo lugar, a dois pontos do campeão.
Reinildo Mandava, foi decisivo na vitória do Atlético Madrid diante da Real Sociedad, por 2-0, em jogo da última jornada da LaLiga. O internacional moçambicano marcou, aos 84 minutos, o segundo golo dos madrilenos, numa jogada em que foi assistido por Álvaro Morata. Este foi o segundo golo de Reinildo na prova.
Os “colchoneros” adiantaram-se no marcador à passagem do minuto oito, com um golo de Samuel Lino. Com esta vitória, a equipa de Reinildo Mandava terminou em quarto lugar na LaLiga com setenta pontos, enquanto a Real Sociedad ocupou a sexta posição com 51.
Ainda na Espanha, mas com a decisão tomada já há muito, Bruno Langa despediu-se da LaLiga a titular na vitória da sua equipa, o Almería, diante do Cádiz, por 6-1. Langa jogou os 90 minutos e agora espera pela decisão do seu futuro nos próximos dias.
Se Bruno Langa despediu-se com vitória na liga principal, o mesmo não se pode dizer de Clésio Baúque, que no derradeiro jogo da sua equipa, o Gabala, na primeira liga do Azerbaijão, viu-se derrotado pelo Sumqayit por uma bola sem resposta.
Foi uma despedida inglória para o jogador moçambicano, que ainda não sabe se continua na equipa azeri na próxima temporada, na segunda liga.
Já David Malembane não conseguiu a almejada conquista do título da Arménia, ao permitir a reviravolta nas três últimas jornadas do Pyunik, que acabou por sagrar-se campeão.
Sem jogar na última jornada, a turma de David Malembane venceu o West Arménia por 3-1 e terminou na segunda posição, com 80 pontos, menos dois que o campeão arménio.
Quem foi campeão no país onde joga é Geny Catamo, que ainda assim não conseguiu a dobradinha. Com Geny Catamo a titular, o Sporting perdeu com o FC Porto por 2-1, na final da Taça de Portugal.
Os “leões” ainda adiantaram-se no marcador, aos vinte minutos, por intermédio do defesa Jeremiah Juste. Mas, no minuto 25, num lance aparentemente controlado, Geny Catamo cortou mal a bola e isolou Evanilson, que não falhou na cara de Diogo Pinto.
Já no período do prolongamento, Taremi marcou o golo da vitória na conversão do castigo máximo. O FC Porto venceu a Taça de Portugal pela vigésima vez.
Já em campeonatos africanos, quem também foi titular neste fim-de-semana, foi Manuel Kambala, no Polokwana City da África do Sul. O moçambicano ajudou a sua equipa a vencer o TS Galaxy à tangente, resultado que coloca a equipa na oitava posição, no final da prova.
Já Edmilson Dove não foi a tempo de ajudar a sua equipa, o Kaiser Chiefs, uma vez que esteve castigado e não foi opção na sua equipa. O Chiefs acabou derrotado pelo Cape Town Spurs, equipa que desceu de divisão. A equipa de Edmilson Dove termina a prova na 10ª posição da prova.
Já na Tanzania, Luís Miquissone e Amadou entraram a substituir nos jogos da 29ª e penúltima jornada da Liga Kuu Bara. Miquissone ainda ajudou a equipa, o Simba, a vencer o KMC FC à tangente, enquanto Amadou não evitou a derrota da sua equipa, o Ihefu FC, por 0-2 diante do Dodoma FC.
O Simba é, actualmente terceiro classificado, com 66 pontos, os mesmos do Azam, segundo, e lutam pelo apuramento à Liga dos Campeões Africanos, na última jornada, enquanto o Ihefu é 10º, com 33 pontos, mas ainda sem a manutenção garantida.