O País – A verdade como notícia

Adolescente de 13 anos morre na Beira por descarga eléctrica

Foto: O País

Um adolescente de 13 anos morreu na madrugada de hoje, vítima de uma descarga atmosférica. Segundo as autoridades, a vítima encontrava-se no interior de uma casa, junto de mais quatro pessoas, que contraíram ferimentos leves.

O caso aconteceu na cidade da Beira, concretamente no posto administrativo de Inhamizua, onde, durante a madrugada, houve queda de chuva forte acompanhada de trovoadas, que culminaram em descargas atmosféricas.

No interior da casa, estavam cinco pessoas. Telma Rosário, uma das sobreviventes, conta que, de madrugada, começou a chover e um raio forte caiu sobre a casa que começou a arder.

“Devido à chuva, o meu cunhado (vítima mortal) foi ao meu quarto, porque no dele a chuva entrava. Quando eu saí para a sala, a cortina já estava a arder. Tentei abrir a porta, mas não consegui. Pedi socorro e um meu outro cunhado conseguiu furar o tecto, saiu e começou a puxar-nos para fora de casa. Quando puxava o meu cunhado, ele perdeu a consciência e caiu, sendo devorado pelas chamas. Não tínhamos como o salvar”, contou Telma Rosário, uma das vítimas.

O delegado do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) confirmou o facto: “Houve este incêndio na casa e um dos menores acabou por morrer. As outras vítimas tiveram ferimentos ligeiros, alguns estão ainda em assistência médica. Esta situação é recorrente na época chuvosa, caracterizada por esses fenómenos, de descargas atmosféricas, trovoadas e outras”, explicou Aristides Armando, delegado provincial do INGD em Sofala.

O INGD diz que alocou para as vítimas tendas e mantimentos e promete manter o apoio por mais um mês, até que as famílias consigam reerguer-se.

Com este sinistro, sobe para sete o número de casos registados na província de Sofala, com destaque para o distrito de Gorongosa que já teve três casos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos