O País – A verdade como notícia

Reduz violência na RDC e deslocados voltam às zonas de origens

FOTO: RFI

Mais de 3 milhões de deslocados internos retornaram para suas zonas de origem, de Janeiro até esta parte, como resultado da redução da violência, no leste da República Democrática do Congo. Os dados são da ONU.

Depois de fugirem da violência no leste da República Democrática do Congo, mais de dois milhões de deslocados do  Kivu do Norte e mais de 600.000 do Kivu do Sul, já retomaram as suas zonas de origem, segundo as Nações Unidas.

De acordo com um relatório da agência de coordenação de ajuda humanitária das Nações Unidas, os mais de três milhões de deslocados internos retornaram para suas casas na sequência do acordo de paz entre a RDC e Ruanda

O referido acordo foi assinado em Washington, nos Estados Unidos, no final de Junho. Porém, os combates entre o exército congolês e o M23 voltaram a ter lugar, no último fim-de-semana, em Kivu do Norte e do Sul.

Tais ataques acontecem numa altura em que Kinshasa e rebeldes do M23 negociam um acordo de cessar-fogo duradouro com intermédio do Qatar.  

Sublinhe-se que a tensão renovada está a agravar a situação humanitária no país africano, com mais de 27 milhões de pessoas em crise alimentar. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos